FIFA traz novidade sobre novo time no Super Mundial e notícia chega no Flamengo
A Fifa definiu nesta sexta-feira (16) a data, o horário e o local do confronto entre Los Angeles FC e América-MEX, partida que decidirá o último adversário do Flamengo na Copa do Mundo de Clubes. O jogo será realizado no BMO Stadium, em Los Angeles, no dia 31 deste mês, às 23h30 (horário de Brasília).
Los Angeles FC e América do México disputarão a vaga que originalmente pertencia ao Club León. A equipe mexicana foi excluída da competição por ter o mesmo proprietário do Pachuca, o que é proibido pelo regulamento da Fifa. Com isso, a entidade organizadora escalou o LAFC, vice-campeão da Concachampions de 2023, e o América, melhor colocado no ranking de clubes da Concacaf (entre os elegíveis), para disputar a vaga no Grupo D.
O BMO Stadium será o palco da partida decisiva que vale um lugar no grupo do Flamengo no Mundial. A vaga ficou indefinida após o Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) rejeitar os recursos do León, que tentava reverter a exclusão, e do Alajuelense, que pleiteava a vaga com base em sua posição no ranking continental.
Atualmente, o grupo do Flamengo ainda aguarda definição do adversário. Chelsea e Espérance (TUN) já estão confirmados na chave.
Como foi o caso que excluiu clube mexicano da disputa?
O Club León garantiu sua classificação ao vencer a Liga dos Campeões da Concacaf em 2023. No entanto, o Mundial da Fifa proíbe a participação de clubes com o mesmo proprietário. O León faz parte do grupo empresarial de Jesús Martínez Patiño, o mesmo dono do Pachuca, que também está classificado. O conglomerado ainda controla outros times, como Zacatecas, Coyotes de Tlaxcala, Talleres (ARG) e Everton (CHI).
Diante disso, a Alajuelense, da Costa Rica, recorreu à Fifa, argumentando que deveria herdar a vaga com base em sua colocação no ranking da Concacaf. Apesar de ser apenas o 15º do ranking, é o melhor posicionado entre os clubes que não são do México ou dos Estados Unidos.
No entanto, o regulamento permite no máximo duas equipes por país, exceto quando mais de dois times do mesmo país tenham vencido torneios continentais nos últimos quatro anos, o que não se aplica aqui. A Fifa decidiu então realizar um playoff entre América-MEX e LAFC para definir quem completará o grupo do Flamengo na Copa do Mundo de Clubes.