Futura estrela da NBA, tomou decisão e assumiu novo compromisso na carreira

AJ Dybantsa, considerado o provável primeiro escolhido no draft da NBA de 2026, anunciou seu compromisso com a BYU (Brigham Young University) na última terça-feira (11). O anúncio foi feito no programa “First Take” da ESPN, e Dybantsa escolheu os Cougars em vez de Alabama, Carolina do Norte e Kansas. Ele se torna o primeiro recrutamento cinco estrelas da BYU proveniente dos Estados Unidos.

A decisão de se juntar à BYU foi influenciada pela oportunidade de jogar sob o comando do treinador novato Kevin Young. Dybantsa destacou a experiência de Young na NBA e seu papel no desenvolvimento de estrelas como Kevin Durant e Devin Booker como fatores cruciais para sua escolha.

“Meu objetivo final é chegar à NBA,” afirmou Dybantsa durante o programa. “Fui na minha visita e o treinador principal, os analistas, até o nutricionista, todos fazem parte da equipe da NBA. Até o treinador de força. Se tudo está voltado para a NBA e eu quero chegar lá, acho que esse é o melhor programa de desenvolvimento para mim.”

Young, ex-assistente técnico do Phoenix Suns, assumiu a posição de treinador da BYU em abril, após a saída de Mark Pope para Kentucky. Ele tem como meta transformar o programa da BYU em um centro de desenvolvimento para a NBA.

Os Cougars estão seguindo nessa direção. O prospecto de loteria do draft de 2025, Egor Demin, tem se destacado como armador da BYU nesta temporada, liderando a equipe em pontos e assistências. Kanon Catchings, outro calouro da BYU, também é cotado como possível escolha de final de primeira rodada em várias simulações de draft da NBA.

Com a confirmação de Dybantsa, Young já conseguiu os três recrutamentos mais bem avaliados da história da BYU.

“AJ é um talento geracional,” afirmou Young em comunicado à imprensa. “Ele é um jovem incrível, com um forte desejo de se tornar o melhor jogador que pode ser. Suas habilidades versáteis e seu estilo de jogo se encaixam perfeitamente no que queremos para nossa equipe.”

Joia está se destacando no basquete

Dybantsa, um ala de 2,06 metros, tem se destacado como um dos principais pontuadores nas categorias de base. Ele foi premiado como Jogador do Ano da Gatorade em Massachusetts em 2023 e ajudou a Seleção dos EUA a conquistar medalhas de ouro no Campeonato das Américas U16 da FIBA 2023 e na Copa do Mundo U17 da FIBA 2024.

Dybantsa é o grande nome da classe de recrutamento da BYU para 2025, que também inclui o prospecto do Top-50 Xavion Staton, um pivô de 2,13 metros de Las Vegas, e Chamberlain Burgess, um ala de quatro estrelas de 2,06 metros de American Fork, Utah.