GM na NBA se manifesta sobre possível chegada de Jimmy Butler

Com o Miami Heat aparentemente aberto a ouvir ofertas sobre o ala-estrela Jimmy Butler, os Houston Rockets têm sido frequentemente mencionados como um destino possível para o nativo de Houston.

No entanto, embora Rafael Stone não tenha comentado diretamente sobre Butler, o gerente geral dos Rockets deixou claro, em uma aparição na SiriusXM NBA Radio na última terça-feira (10), que não planeja buscar uma estrela no mercado de trocas nesta temporada.

“Claro, meu trabalho é estar aberto a todas as possibilidades, então não vou deixar de fazer meu trabalho”, disse Stone. “[Mas] gostamos deste time. Definitivamente não pretendemos mudar nada e ficaria surpreso se algo mudasse nesta temporada.”

“Estamos satisfeitos com o que temos. Queremos continuar desenvolvendo nossos jogadores, ponto final. Vou ouvir outras equipes? Claro, isso faz parte do meu trabalho. Mas, mais uma vez, não há nada em nosso processo de tomada de decisões que indique que estamos em busca de algo grande agora ou no curto prazo.”

Essa tendência já ventilada nas últimas semanas

Essa posição não é nova. Nas últimas semanas, o The Athletic e a ESPN relataram que os Rockets têm deixado claro que não estão dispostos a desmantelar seu núcleo nesta temporada. Stone agora reforça essa ideia publicamente, indicando que a confiança da franquia em seu elenco atual é tão forte que, mesmo após esta temporada, eles não planejam fazer grandes mudanças.

Se Stone e os Rockets manterão essa postura, ainda não está claro. Isso dependerá em parte de como a temporada 2024-25 se desenvolve e de como os jovens jogadores da equipe continuam a se desenvolver.

É possível também que os comentários de Stone e a posição dos Rockets sejam uma estratégia de negociação. Tim Bontemps e Brian Windhorst, da ESPN, apontaram isso em um episódio do podcast Hoop Collective na semana passada.

“É exatamente isso que você faz quando tem 19 ativos comerciais interessantes, todas essas escolhas de draft e esses jogadores jovens”, comentou Bontemps. “Você diz: ‘Olha, temos todas essas boas opções, mas não estamos certos se faremos algo com alguma delas’. E então começa a negociação.”

Os Rockets, com um recorde de 16-8 e ocupando a 3ª posição na Conferência Oeste, possuem fichas de troca valiosas — incluindo jogadores e escolhas de draft futuras — e estão bem posicionados para realizar um grande acordo caso o jogador certo esteja disponível.

Nos últimos quatro drafts, sete jogadores foram escolhidos na primeira rodada e todos têm 23 anos ou menos. Além disso, Houston controla uma escolha extra de primeira rodada e direitos de troca de draft para 2027 e 2029.