Golden State Warriors bateu o martelo sobre retorno de Jonathan Kuminga

O ala do Golden State Warriors, Jonathan Kuminga, está próximo de retornar às quadras, mas sua volta não ocorrerá durante a atual sequência de cinco jogos fora de casa da equipe. Segundo Shams Charania, da ESPN, os Warriors estão mirando o jogo de sábado (8/3), contra o Detroit Pistons, como possível data para seu retorno.

Jonathan Kuminga está muito perto de voltar”, afirmou Charania no programa NBA Countdown. “Ele está nos estágios finais de recuperação da entorse significativa no tornozelo sofrida em janeiro… É improvável que jogue na segunda-feira contra o Charlotte Hornets. Ainda restam três jogos nesta viagem antes do time retornar para casa.

Fui informado de que os Warriors estão considerando esperar até este fim de semana, quando estarão de volta a San Francisco. Sua reintegração, no entanto, será um grande desafio para a equipe, especialmente pelo papel que ele exercia antes da lesão.”

Grave lesão afastou o jogador das quadras

Kuminga está afastado desde 4 de janeiro, quando torceu gravemente o tornozelo direito em um confronto contra o Memphis Grizzlies. Antes da lesão, o ala de 22 anos vivia grande fase, atingindo dígitos duplos na pontuação por 17 jogos seguidos, incluindo oito atuações acima dos 20 pontos e três partidas com mais de 30 pontos – duas delas consecutivas, com 34 pontos cada no fim de dezembro.

Em seus últimos 17 jogos, Kuminga teve médias de 19,8 pontos, 5,6 rebotes e 2,5 assistências, com 46,7% de aproveitamento nos arremessos de quadra e 37,3% nas bolas de três pontos. Ele era o segundo maior pontuador dos Warriors, atrás apenas de Stephen Curry.

No entanto, Kuminga retornará a um time que passou por mudanças significativas, sendo impulsionado pela chegada de Jimmy Butler na última janela de trocas.

Conversa decisiva entre Steve Kerr e Kuminga

O técnico Steve Kerr teve uma reunião individual com Kuminga antes da viagem de cinco jogos pelo Leste, informou Anthony Slater, do The Athletic.

O encontro foi parte da comunicação aberta que Kerr e Kuminga estabeleceram após a insatisfação pública do jovem ala na temporada passada. Kerr aproveitou a conversa para transmitir uma mensagem clara sobre sua volta ao time.

A principal coisa que quero para JK é que ele não se pressione quando retornar”, afirmou Kerr. “Não é fácil voltar nesse momento, ainda mais com questões contratuais se aproximando no verão. Ele terá muita coisa na cabeça. Quero tornar esse processo o mais tranquilo possível.

Ele precisa entender que não vai recuperar seu nível de imediato. Antes da lesão, estava jogando o melhor basquete da sua carreira, mas isso não acontecerá logo na primeira partida. Vai levar um tempo.”

Kuminga se tornará agente livre restrito ao fim da temporada, o que pode impactar sua permanência nos Warriors. Segundo Slater, seu staff buscava um contrato na casa de US$ 35 milhões por ano durante as negociações de extensão, que não avançaram na última offseason.

Kerr quer que Kuminga aprenda com Jimmy Butler

Na reunião, Kerr também apresentou a Kuminga clipes de jogadas de Butler, destacando como ele pode ser uma referência para seu desenvolvimento.

Ele é o jogador perfeito para JK se espelhar”, disse Kerr. “O que torna Jimmy especial é que ele não tenta ser especial. Ele joga um basquete fundamental, não desperdiça posses, faz jogadas simples e eficientes o tempo todo.

Quero que JK aprenda isso… atacar o aro, parar e passar a bola quando necessário. Isso é um grande basquete. Antes de se machucar, ele estava no melhor momento da carreira. Essa conversa foi apenas um lembrete do que esperamos dele.”

Agora, a paciência de Kuminga será novamente testada. Ele aceitará continuar desempenhando um papel secundário ao lado dos veteranos dos Warriors ou buscará um novo destino para brilhar individualmente após a temporada?