Internacional fez golaço no mercado e contratou “Rei dos pênaltis”

O Internacional protagonizou um empate emocionante por 3 a 3 com o Nacional-URU, na noite da última terça-feira (22), pela terceira rodada da fase de grupos da Copa Libertadores. O confronto aconteceu no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre.

O time uruguaio chegou a abrir 3 a 0 no placar, com gols de Julián Millán, Luciano Boggio e Sebastián Coates. Ainda no primeiro tempo, Alan Patrick descontou para o Colorado, e a reação foi completada na etapa final com gols de Alexandro Bernabei e Fernando.

O empate manteve o Internacional na liderança do Grupo F, com cinco pontos, seguido de perto pelo Bahia, que tem quatro e enfrenta o Atlético Nacional-COL nesta quinta-feira, às 21h (horário de Brasília).

Craque com mais penalidades convertidas

Além do gol marcado, Alan Patrick também se destacou por outro motivo: segundo levantamento do Sofascore, o meia colorado é o jogador com mais pênaltis convertidos entre todos os atletas da Série A desde janeiro de 2024. Ele balançou as redes em 11 das 13 cobranças realizadas, com um aproveitamento de 85%.

Confira o top-5 dos cobradores de pênalti mais eficientes da elite do futebol brasileiro neste período:

  1. Alan Patrick (Internacional) – 11 gols em 13 cobranças (85%)
  2. Hulk (Atlético-MG) – 10 gols em 12 cobranças (83%)
  3. Raphael Veiga (Palmeiras) – 8 gols em 10 cobranças (80%)
  4. Pedro (Flamengo) – 7 gols em 10 cobranças (70%)
  5. Lucas Moura (São Paulo) – 6 gols em 7 cobranças (86%)

Na temporada 2025, Alan Patrick soma nove gols e quatro assistências em 15 partidas disputadas pelo Inter, reforçando sua importância como referência técnica da equipe.

O Colorado volta a campo neste sábado (26), às 16h, para enfrentar o Juventude pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro. Atualmente, o Inter ocupa a 12ª colocação na tabela, com seis pontos, enquanto o time de Caxias do Sul é o 9º colocado, com sete.

Quando Alan Patrick foi contratado pelo Colorado?

O retorno de Alan Patrick ao Internacional foi confirmado em 2022, após uma longa e complexa negociação com o Shakhtar Donetsk. O clube ucraniano inicialmente recusava a ideia de empréstimo, mas acabou aceitando a venda definitiva do meia em troca do perdão de uma dívida e o pagamento de uma quantia em dinheiro.

Alan Patrick tinha contrato com o Shakhtar até o fim de 2025, mas assinou com o Inter. Para concretizar a contratação, o clube gaúcho topou pagar 400 mil euros (cerca de R$ 2 milhões, na cotação da época) e abrir mão de receber uma dívida de 1,5 milhão de euros (R$ 7,57 milhões na cotação em 2022) que os ucranianos ainda deviam.

Esse valor em aberto era referente a uma parcela da venda do lateral-direito Vinicius Tobias, negociado com o Shakhtar em julho de 2021. O clube ucraniano havia atrasado o pagamento, alegando dificuldades financeiras por conta da guerra com a Rússia.

Para o Inter, o esforço valeu a pena. A diretoria sempre viu em Alan Patrick uma peça essencial no elenco, especialmente pela experiência internacional e pela capacidade de dar mais qualidade e organização ao meio-campo.