James Harden é escolhido por ex-companheiro como um dos melhores de todos os tempos da NBA
James Harden já não é o jogador que foi há cinco anos, quando se firmou como um dos maiores talentos ofensivos da era moderna, liderando o Houston Rockets praticamente sozinho. No podcast Ur.Perspectives, seu ex-companheiro de equipe, Danuel House, incluiu Harden em sua lista dos cinco melhores jogadores de todos os tempos e justificou essa escolha.
“Jordan, Kobe, LeBron, James Harden… O quinto seria KD”, afirmou House. Ele ainda defendeu a inclusão de Harden no top cinco, dizendo: “Por que o James tem que estar no top cinco? Toda noite ele tinha três caras marcando-o. Diga outro jogador da NBA que teve três defensores atrás dele toda noite. Eu espero. Não venha nos comentários contestar, porque eu vou responder e falaremos de basquete… Cite outro jogador que passou por isso.”
Performance nos playoffs não foi a mesma
Apesar da grande carga ofensiva que Harden carregou nos Rockets durante seu auge, dizer que ele é superior a lendas como Tim Duncan, Kareem Abdul-Jabbar, Shaquille O’Neal, Larry Bird, Magic Johnson ou Stephen Curry parece um exagero. Recentemente, Luka Doncic quebrou o recorde de maior contribuição de pontos em uma temporada, incluindo pontos e assistências, que pertencia a Harden, e ainda levou os Mavericks às finais, algo que Harden não conseguiu fazer em sua carreira.
Entre 2017 e 2020, o jogo ofensivo de Harden era quase imbatível, garantindo sucesso na temporada regular para os Rockets. Porém, ele raramente manteve esse nível de desempenho nos playoffs, onde os maiores jogadores costumam se destacar.
House, como ex-companheiro de equipe, claramente tem uma visão tendenciosa sobre Harden, mas sugerir que ele está entre os cinco melhores jogadores de todos os tempos e invalidar qualquer crítica a essa opinião é forçar demais. Harden provavelmente não figurará nem entre os 10 ou 15 maiores da história, quem dirá no top cinco.