Jogador disputou Copa do Mundo por 3 seleções diferentes

Vamos conhecer a história de um jogador que, impressionantemente, disputou a Copa do Mundo por três seleções diferentes. Os conflitos políticos e geográficos acabam tendo papel importantíssimo na sociedade, tendo em vista que, no decorrer dos anos, algumas nações simplesmente acabam sendo ‘reinventadas’ com mudanças significativas.

No entanto, o território de nascença das pessoas acaba não mudando, enquanto a bandeira que está sobre elas acaba sofrendo alterações. Nesse cenário, um jogador conseguiu aproveitar essa ‘mudança de nacionalidade’ para conseguir atuar em competições mundiais por mais de uma seleção, se tornando uma figura história do futebol global.

Três bandeiras para um só jogador na Copa do Mundo

Trata-se de Dejan Stankovic, que nasceu em Belgrado, na antiga Iugoslávia, com o dom de jogar futebol. O atleta foi criado no Estrela Vermelha e fez sucesso no futebol italiano, jogando por Lazio e Inter de Milão. Dessa forma, em 1998, com apenas 20 anos, foi chamado para integrar o elenco do país citado na Copa do Mundo de 1998. Na ocasião, foi titular em dois dos quatro jogos disputados pela equipe.

Depois disso, houve a dissolução da Iugoslávia, gerando o território unificado de Sérvia e Montenegro. Apesar de ter existido por um curto período de tempo, a nação conseguiu se classificar para a Copa do Mundo disputada na Alemanha. Na ocasião, o atleta esteve presente e foi capitão, participando dos três jogos e três derrotas do seu time.

Já em 2006, uma nova situação política separou Sérvia e Montenegro, fazendo com que Stankovic mudasse a sua camisa mais uma vez, passando a defender a Sérvia. Após uma ótima atuação nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010, o jogador liderou a equipe que conseguiu vencer a Alemanha na primeira fase, antes de ser eliminada.