Jogador suspenso na NBA passa pelo mesmo drama vivido por Shaquille O’Neal

Durante a discussão sobre a suspensão de Bobby Portis por violar o código de saúde e segurança da NBA no programa Inside the NBA, Shaquille O’Neal compartilhou sua própria experiência semelhante. Ele revelou que, nas Olimpíadas de Atlanta de 1996, quando representava o Time EUA, foi falsamente acusado de ter testado positivo para cocaína. Shaq explicou que um ingrediente de uma de suas refeições tinha derivados da cocaína, o que causou o falso positivo.

Olimpíadas, Atlanta, 96. Eles nos disseram para não comer antes de fazer o teste de drogas. Você se lembra do Chuck? Eles nos fizeram ficar na fila por 3-4 horas. Eu vi aqueles muffins de semente de papoula, e eu [os comi]. Horace Balmer entrou na sala e disse: ‘Cara, estou decepcionado.’ Eu havia testado positivo para cocaína.

Eu nunca fiz nada parecido. Então eles fizeram a pesquisa e descobriram que o bolinho de semente de papoula tinha os mesmos derivados da cocaína. Esse é o único problema que tenho com a NBA. Eles dizem para não tomar isso, isso e aquilo, mas algo que não está na lista pode ser um derivado de algo que você não deveria tomar, e você pode acabar se complicando.

Astro vivia a expectativa de defender a Seleção em casa

Essa situação certamente foi angustiante para Shaquille O’Neal, especialmente porque ele estava ansioso para representar seu país nas Olimpíadas, ainda mais jogando em casa. O fato de o protocolo de testes ser tão vago que confundiu um ingrediente derivado com uma substância proibida é um ponto crítico.

Há semelhanças entre o caso de Shaq e o de Bobby Portis. Portis, aparentemente, tomou um medicamento proibido pela NBA devido à semelhança entre os nomes de dois medicamentos: Tramadol e Toradol.