Jogou com Neymar no Santos e hoje está em situação surpreendente

Pará sempre foi reconhecido por sua entrega em campo e dedicação ao time. Ao longo da carreira, deixou sua marca por onde passou, sendo frequentemente elogiado pelos treinadores pela sua postura comprometida.

Com passagens marcantes, principalmente pelo Flamengo – onde atuou por vários anos até sair em 2019 –, Pará também defendeu o Santos, jogando com Neymar, além de ter vestido as camisas de Grêmio, Cruzeiro e Palmeiras. No Cruzeiro, porém, não conseguiu se destacar como nas outras equipes.

Aos 39 anos, o ex-lateral para surpresa de muitos torcedores está afastado do futebol profissional, mesmo com idade para ainda atuar nos gramados. Mas, o famoso nome segue em atividade nos campos de várzea de São Paulo, onde, inclusive, já conquistou títulos. Longe da pressão dos grandes clubes, ele encontrou um novo prazer em jogar.

Futebol de várzea tem clubes cada vez mais estruturados

Hoje, Pará participa de campeonatos com estrutura muitas vezes superior à de clubes da Série B, e diz se sentir realizado com tudo o que viveu na elite do futebol. Campeão por diversos times, atuou ao lado de grandes nomes, como Neymar no Santos, e segue sendo lembrado pelas histórias e bom humor fora das quatro linhas.

Em 2019, chegou a disputar partidas da fase de grupos da Libertadores pelo Flamengo e ainda estava no elenco na chegada de Jorge Jesus, participando de treinos e momentos importantes de transição da equipe.

Ao longo da carreira, foi comandado por treinadores renomados, o que certamente contribuiu para a trajetória de sucesso que construiu. Hoje, com os gramados profissionais já ficando para trás, Pará vive uma nova fase, feliz e realizado nos campos da várzea.