Kobe Bryant foi premiado no Oscar e levantou estatueta

Neste domingo (2/3), os olhos do mundo estarão voltados para Los Angeles, em mais uma cerimônia de entrega do Oscar. Desta vez, a festa terá um sabor diferente para nós brasileiros com o filme “Ainda estou aqui” concorrendo nas categorias de Melhor filme internacional, Melhor filme e Melhor atriz com Fernanda Torres, protagonista do longa.

Mas você sabia que para os fãs do basquete a nobre premiação do cinema já teve um gosto especial? Isso porque uma das lendas da NBA levou uma estatueta. Afinal, Kobe Bryant detém um feito único na história do esporte e das telonas: conquistar duas medalhas de ouro olímpicas e um Oscar.

Em 2018, o ícone do Los Angeles Lakers venceu o maior prêmio da indústria cinematográfica, tornando-se também o primeiro afro-americano a triunfar na categoria de “Melhor Curta Animado”.

Obra que rendeu o Oscar ao astro do basquete

Falecido em 2020, aos 41 anos, em um trágico acidente de helicóptero que também vitimou sua filha Gianna, de 13 anos, Kobe teve seu poema sobre sua relação com o basquete transformado na premiada animação Dear Basketball, que foi narrada e roteirizada por ele.

Criado por Glen Keane, o curta dá vida à carta que Kobe escreveu ao The Players’ Tribune e publicou em 29 de novembro de 2015, anunciando sua aposentadoria das quadras. A trilha sonora foi composta pelo lendário John Williams, vencedor de cinco Oscars ao longo de 54 indicações. Tanto o texto original quanto a animação são uma verdadeira declaração de amor ao basquete, esporte ao qual o astro dedicou toda a sua vida.

Kobe segue sendo o único atleta da história a possuir tanto uma estatueta do Oscar quanto medalhas de ouro olímpicas, conquistadas nos Jogos de Pequim 2008 e Londres 2012.

Além desses feitos, Bryant brilhou na NBA, onde foi campeão cinco vezes. Entre 2000 e 2002, formou uma dinastia ao lado de Shaquille O’Neal, conquistando um tricampeonato. Já em 2009 e 2010, assumiu o protagonismo e levou o Los Angeles Lakers a mais dois títulos, sendo eleito MVP das Finais em ambas as ocasiões.