Lando Norris encerra ciclo na McLaren após vitória em Mônaco

No último domingo (25), Lando Norris, da McLaren, conquistou sua segunda vitória na temporada 2025 da Fórmula 1 ao vencer o GP de Mônaco. O piloto britânico largou na pole position e manteve a liderança até o fim, sufuciente para acirrar de vez a disputa pelo Mundial de Pilotos contra seu companheiro de equipe Oscar Piastri.

O resultado alcançado pelo piloto marcou o fim de um ciclo de 17 anos: desde 2008, a McLaren não vencia uma corrida disputada no circuito de Monte Carlo – a última vitória do time no local havia sido com Lewis Hamilton, que no fim daquela temporada acabou faturando seu primeiro título.

O pódio foi completado por Charles Leclerc (Ferrari) e Oscar Piastri (McLaren). Piastri, que chegou à corrida à frente de Norris na classificação, agora tem 161 pontos, apenas três a mais que o companheiro de equipe.

Como foi a corrida vencida por Norris?

A corrida foi marcada pela estratégia de duas paradas obrigatórias, Norris soube administrar bem a prova e resistiu à pressão de Charles Leclerc (Ferrari), que teve seu melhor fim de semana na temporada, terminando na 2ª posição.

Na primeira volta, o brasileiro Gabriel Bortoletto (Sauber) bateu na entrada do túnel e causou a entrada do safety car virtual. Apesar do acidente, ele conseguiu retornar à pista e finalizou em 14º lugar — seu melhor resultado até o momento.