Lenda da NBA e hoje comentarista pede ajuda para Nikola Jokic

Nikola Jokić tem sido o melhor jogador da NBA nesta temporada. Na última noite de terça-feira (3), Charles Barkley, lenda do basquete e atual comentarista da TNT, fez um apelo para que o time de Jokić lhe oferecesse a ajuda que ele tanto merece.

Durante o intervalo da vitória do Denver Nuggets por 119-115 sobre o Golden State Warriors, Barkley afirmou: “Espero que eles (os Nuggets) façam uma troca. Não se pode desperdiçar a carreira do Joker. Ele é o melhor jogador do mundo.”

Jokić tem médias impressionantes de 30,1 pontos, 13 rebotes e 10,4 assistências nesta temporada, com 52,2% de aproveitamento nos arremessos de três pontos. Ele conquistou três dos últimos quatro prêmios de MVP da NBA e ficou em segundo em outra temporada.

No entanto, após a conquista do campeonato em 2023, os Nuggets perderam os alas Bruce Brown e Kentavious Caldwell-Pope para a agência livre em verões consecutivos. A principal aquisição de Denver neste verão foi o veterano Russell Westbrook, de 36 anos. Embora Jokić continue jogando em altíssimo nível, seu elenco de apoio tem piorado.

Outra grande exibição na última partida

Na vitória de terça-feira, Jokić registrou 38 pontos, 10 rebotes e cinco roubos de bola em 40 minutos de jogo. Com ele em quadra, os Nuggets superaram o Golden State por 23 pontos. Nos oito minutos em que Jokić esteve no banco, Denver sofreu uma queda de -19. Nesta temporada, os Nuggets têm uma diferença impressionante de 29 pontos por 100 posses com Jokić em quadra.

A situação de Jokić ressoa com Barkley, pois é similar ao que ele viveu na Filadélfia. Assim como Barkley emergiu como All-Star, os 76ers cometeram uma série de decisões questionáveis, como trocar a escolha nº 1 do draft por Roy Hinson e negociar o Hall da Fama Moses Malone, junto com uma futura escolha de primeira rodada, por Jeff Ruland, que jogou apenas cinco partidas pelo time.

Em uma entrevista de rádio de 2014, Barkley admitiu: “O maior erro que provavelmente cometi na minha carreira foi não ter saído da Filadélfia dois anos antes. Estava desperdiçando meu talento aqui porque não tínhamos um bom time.”

Embora Barkley tenha sido sem dúvida o segundo melhor jogador da liga, atrás de Michael Jordan, e tenha integrado o primeiro time da All-NBA por quatro temporadas consecutivas, o time nunca ofereceu suporte a ele, o que o impediu de avançar além da segunda rodada dos playoffs. Eventualmente, ele pediu para ser trocado para o Phoenix Suns, onde conquistou o prêmio de MVP em 1993 e chegou às finais da NBA.

Ao contrário de Barkley, Jokić já tem um título de campeão, mas Barkley acredita que ele deveria ter mais de um. Os Nuggets têm limitações financeiras, devido ao teto salarial, mas abrir mão de Caldwell-Pope teria sido uma opção viável, pois custaria apenas dinheiro, sem envolver escolhas ou jogadores.

Jokić é tão talentoso que ainda poderia levar os Nuggets a outro título, mesmo sem uma grande ajuda. Porém, ele completará 30 anos nesta temporada, e o time precisa fazer o possível para aproveitar ao máximo seu auge. Caso contrário, ele continuará sendo alvo das críticas de Chuckster toda semana.