Lewis Hamilton foi desclassificado na Fórmula 1 após mentir
Vamos relembrar o episódio em que o astro do automobilismo Lewis Hamilton acabou sendo desclassificado na Fórmula 1 após uma situação envolvendo mentira. A situação aconteceu no GP da Austrália de 2009, quando ele mentiu em relação a um adversário e uma atitude tomada, fazendo com que recebesse uma punição posterior.
Jarno Trulli acabou sendo acusado de ultrapassar o britânico durante o safety car. Na ocasião, o italiano alegou que Hamilton teria diminuído a velocidade, permitindo que ele passasse. No entanto, o até então uma vez campeão mundial, e o diretor geral da McLaren, Dave Ryan, rebateram a versão de Trulli e disseram que isso não aconteceu.
Posteriormente, porém, tudo foi desmascarado por meio das conversas pelo rádio que revelaram a dinâmica dos fatos. Trulli escapou da pista na Curva 15 e viu Hamilton passá-lo. O piloto inglês notificou a McLaren do que havia ocorrido: “A Toyota escapou da pista na última curva. Eu o ultrapassei, isso é OK? Ele passou reto e escapou da pista…”
Cerca de 40s mais tarde, a McLaren responde a Lewis Hamilton: “Lewis, você precisa deixar a Toyota passar. Deixe-o passar agora.” Hamilton obedece e reduz a velocidade. Na ocasião, o italiano chegou a ficar confuso e desacelerou junto, mas, depois disso, decide passar.
Não demora muito para que a McLaren mude de ideia: “OK, Lewis, permaneça à frente por enquanto. Permaneça à frente. Nós voltaremos a falar com você em breve. Estamos conversando com Charlie [Whiting, então diretor de provas da F1].” No entanto, o britânico já tinha tomado a atitude. “Eu já o deixei passar.”
Lewis Hamilton acabou punido
Quando a mentira foi descoberta, Lewis Hamilton foi desclassificado do GP da Austrália com base no artigo 151c do Código Desportivo Internacional, que dizia que nenhum competidor poderia “adotar atitude fraudulenta para prejudicar os interesses de um rival ou do automobilismo em geral”. As informações são do site “Projeto Motor”.