Luto no basquete: lenda da NBA morre aos 58 anos, vítima de câncer

O lendário pivô do Hall da Fama Dikembe Mutombo faleceu aos 58 anos na segunda-feira (30), após uma batalha contra um câncer no cérebro.

“Dikembe Mutombo era simplesmente maior que a vida”, afirmou Adam Silver, comissário da NBA, em comunicado. “Na quadra, ele foi um dos maiores bloqueadores e defensores da história da NBA. Fora dela, dedicou seu coração e alma para ajudar os outros.”

A NBA também comunicou a notícia através de suas redes sociais, destacando que Mutombo estava cercado por sua família no momento de sua morte.

Mutombo jogou 18 temporadas na NBA, passando por times como Denver Nuggets, Atlanta Hawks, Philadelphia 76ers, New Jersey Nets, New York Knicks e Houston Rockets. Ele foi escolhido para o All-Star Game oito vezes e recebeu o prêmio de Jogador Defensivo do Ano em quatro ocasiões.

NBA pode ter jogo no Brasil?

No dia 6 de setembro, o Brasil entrou oficialmente na rota dos grandes esportes americanos ao sediar um confronto entre Philadelphia Eagles e Green Bay Packers pela temporada regular da NFL. A partida, realizada na Neo Química Arena, em São Paulo, marcou um momento histórico para os fãs brasileiros de futebol americano.

Agora, os aficionados por basquete têm uma pergunta em mente: quando a NBA trará um jogo oficial para o Brasil? Essa questão parece estar perto de uma resposta. Segundo Arnon de Mello, vice-presidente da NBA para a América Latina, o Brasil pode receber uma partida da liga em 2025. A última vez que o país sediou um jogo da NBA, embora de pré-temporada, foi em 2015, quando o Orlando Magic venceu o Flamengo por 90 a 73 no Rio de Janeiro.

Em entrevista ao programa CNN Esportes S/A, Arnon revelou que está trabalhando para trazer um jogo da NBA de volta ao Brasil em 2025. Ele destacou que as franquias estão interessadas, mas a falta de arenas multiuso adequadas representa um desafio. Atualmente, a Arena da Barra, no Rio de Janeiro, é a única opção viável, embora a possibilidade de realizar o evento no país ainda esteja em aberto para o próximo ano.

“Queremos voltar a jogar no Brasil, mas precisamos de uma arena em São Paulo”, declarou Arnon. “Faço esse apelo: uma arena multiuso, seja em São Paulo ou Belo Horizonte. Se demorar, talvez façamos o jogo no Rio, que já tem uma estrutura adequada. A NBA precisa garantir a mesma experiência para os fãs, e, hoje, apenas a Arena da Barra oferece esse nível de conforto.”

Nova arena em São Paulo descartada para 2025 Arnon também destacou que São Paulo está prestes a ganhar uma nova arena multiuso no complexo do Anhembi, mas ela só ficará pronta em dois anos, com capacidade para 20 mil pessoas. Dessa forma, não será possível realizar um jogo da NBA no local em 2025.

O Brasil já sediou três partidas de pré-temporada da NBA desde 2013, todas na Arena da Barra. Em 2013, o Chicago Bulls venceu o Washington Wizards por 83 a 81. No ano seguinte, o Cleveland Cavaliers, liderado por LeBron James em seu retorno ao time, derrotou o Miami Heat por 122 a 119 após uma emocionante prorrogação. Em 2015, o Orlando Magic superou o Flamengo.

O mercado brasileiro continua sendo uma prioridade para a NBA, que considera o país o maior comprador do League Pass na América Latina. Desde a abertura do escritório da liga no Brasil, em 2012, o país tem sediado diversos eventos da NBA e expandido suas parcerias de mídia para promover o basquete.

“O Brasil é um dos três mercados mais importantes para a NBA no mundo”, completou Arnon. “Temos a vantagem de estar no mesmo fuso horário dos jogos ao vivo, o que não acontece em muitas outras regiões. O basquete faz parte da nossa cultura, e é por isso que o Brasil é tão relevante para a NBA.”