Luxemburgo não quis saber, deixou time nas mãos do auxiliar para virar comentarista
Após o fim da carreira, é comum que um jogador de futebol se torne comentarista em transmissões esportivas. O mesmo serve para alguns técnicos que, mesmo em atividade, aceitaram o papel em grandes emissoras.
Um deles foi Vanderlei Luxemburgo. Atualmente sem clube, o técnico foi protagonista de um episódio inusitado em 2008, quando comandava o Palmeiras. Na época, o time paulista era vice-líder do Brasileirão e estava prestes a enfrentar o Grêmio, até então terceiro colocado.
No entanto, dias antes do duelo, o Verdão precisava jogar com o Argentino Juniors, pela volta das quartas de final da Copa Sul-Americana. Priorizando o Brasileiro, Luxemburgo enviou 14 jogadores e seu auxiliar, Nei Pandolfo, à Argentina.
O treinador, por sua vez, ficou no Brasil e aceitou o convite para participar da transmissão da Globo. Entre um comentário e outro, Luxemburgo dava instruções à equipe mesmo na cabine. Dentro de campo, vitória para o Argentino Juniors por 2×0 (3×0 no agregado).

De volta aos gramados? Luxa fala sobre possibilidade de treinar nova equipe
Segundo Gabriel Vaquer, da “Folha de São Paulo”, Luxemburgo foi convidado a participar do programa “Galvão e Amigos”, da Band. Enquanto isso, o ex-treinador de 72 anos segue sem clube. Seu último trabalho foi em 2023, quando treinou o Corinthians.
Em entrevista ao “CNN Esportes S/A”, Luxa falou sobre um possível retorno à beira do campo. “Eu ando meio afastado, e tive muitas propostas para voltar ao futebol. Essa é uma discussão minha com a minha família: volto ou não volto?”, revelou.
Diante da possibilidade de entrar no cenário político de Tocantins, Luxa questionou suas opções no futebol. “Eu não sei. Voltar aonde? Como? Por quê? Voltar aonde? Para discutir o quê? Então assim, voltar ao futebol, mas onde que caberia para eu voltar?” disse Luxemburgo.