Magnata da NBA duvida do sucesso de Lebron James como dono de time

LeBron James está supostamente prestes a fazer uma oferta pelo time de expansão da NBA em Las Vegas, que deve se juntar à liga nos próximos anos. Se a estrela do Lakers for bem-sucedida em sua proposta, ele se juntará a grandes nomes como Michael Jordan (Wizards e Hornets), Isiah Thomas (Raptors), Dwyane Wade (Jazz) e Grant Hill (Hawks) na posse de uma franquia da NBA.

Não é segredo que a experiência de Jordan como proprietário dos Wizards e Hornets não foi das melhores. Durante seus 13 anos como dono majoritário dos Hornets, a franquia acumulou um recorde negativo de 423-600, participou dos playoffs apenas três vezes e nunca venceu uma série.

Proprietário dos Mavericks não bota fé em Lebron

O proprietário minoritário dos Mavericks, Mark Cuban, não acredita que sim. Em uma entrevista ao podcast “Club Shay Shay“, Cuban explicou por que a maioria dos jogadores icônicos falha em suas tentativas de se tornar donos de equipes ou assumir funções que envolvem decisões difíceis.

“Vai ser muito mais complicado para um jogador”, disse Cuban. “Vimos o caso do Michael Jordan, certo? Um grande cara — ele teve algum sucesso, mas não tanto quanto gostaria. É difícil porque os jogadores têm uma mentalidade única e olham para os outros de uma forma específica… É uma perspectiva totalmente diferente da qual é complicado se desligar. E é desafiador ser objetivo e não manter a mentalidade de jogador.”

Cuban observou que muitos ex-jogadores que conseguiram se destacar em cargos de diretoria eram “jogadores coadjuvantes”, e não estrelas como Jordan ou James.

“Geralmente, são aqueles que sabem como encaixar as peças e entender o papel dos outros. Para qualquer superstar, será sempre mais difícil”, acrescentou Cuban.

Para reforçar o ponto de Cuban, alguns jogadores ativos que se tornaram executivos na NBA, como James Jones (Suns), Tayshaun Prince (Grizzlies) e Jameer Nelson (76ers), tiveram papéis secundários durante suas carreiras. Historicamente, Jerry West é uma das poucas exceções, pois teve sucesso em sua função de diretor, tanto quanto, se não mais, do que como um jogador superstar.

De acordo com diversos insiders, a NBA planeja introduzir dois novos times de expansão em Las Vegas e Seattle na temporada 2027-28. Contudo, a liga ainda não divulgou um cronograma definitivo.