Maior liga de basquete do mundo: qual é o significado da palavra NBA?
Entenda o que significa a sigla que dá nome à maior liga de basquete de todo o mundo, a NBA, que faz cada vez mais fãs ao redor do globo. Além disso, também confira algumas importantes curiosidades em relação à competição que carregada grande parte dos maiores astros desse esporte, que é tão popular nos Estados Unidos e também ganha cada vez mais força no Brasil.
A NBA é uma sigla norte-americana para National Basketball Association, que, em português, pode ser traduzida para Associação Nacional de Basquetebol. A liga é uma das principais em todo o mundo, levando em conta todos os esportes, tendo em vista que carrega grandes estrelas e glamour em franquias, conquistados no decorrer de várias décadas de evolução e investimentos.
Ao todo são 30 franquias que participam da competição organizada. A liga, no entanto, não pode ser chamada somente de estadunidense, tendo em vista um time que se encontra em outro país. São 29 nos Estados Unidos e 1 no Canadá.
Além disso, a liga faz parte da lista das 4 ‘major leagues’ de esporte profissional na América do Norte. Junto de futebol americano, hóquei e basebol: Major League Baseball, National Basketball Association, National Football League e National Hockey League. Assim, assume papel de destaque na vida daqueles apaixonados pelas modalidades citadas.
Como surgiu a NBA?
No entanto, vale ressaltar, inclusive, que a NBA não surgiu com esse nome, sendo fundada em 1946, sob a alcunha de Basketball Association of America (BAA), e só adotou o nome atual alguns anos depois, quando fez a fusão com uma liga rival, a National Basketball League (NBL).
Vale ressaltar que as competições vistas no basquete ganham destaque em todo o mundo, tendo em vista que os melhores jogadores estão por lá, incluindo alguns grandes ídolos do esporte. Assim, o prestígio da NBA acaba ultrapassando fronteiras.