México está cada vez mais próximo de contar com um time na NBA

Atualmente com 30 times (15 de cada Conferência, Leste e Oeste), a NBA está cada vez mais próxima de mudar esse número. De acordo com a “ESPN”, a liga considera adicionar duas novas franquias a partir da temporada 2027/28, com a Cidade do México sendo uma das possíveis sedes dessa expansão. Esse cenário, inclusive, já foi confirmado por Adam Silver, comissário da NBA, em uma entrevista concedida em 2022.

“É definitivamente possível. Não tenho um cronograma específico agora em termos de expansão, mas não há dúvida de que estaremos olhando seriamente para a Cidade do México ao longo do tempo”, disse. Vale lembrar que o México já recebeu 33 jogos da liga, mas não possui uma franquia. Em 2019, entretanto, a capital mexicana conta com o Mexico City Capitanes, que disputa a G League.

Seattle e Las Vegas saem na frente da Cidade do México

Embora Silver admita o interesse em expandir a liga para o México, as cidades estadunidenses ainda são prioridades nesse sentido. Enquanto Seattle não é sede de uma franquia desde 2008, quando o Seattle SuperSonics foi vendido e se tornou Oklahoma City Thunder, Las Vegas nunca possui um time. No entanto, a cidade tem se preparado para receber eventos esportivos de grande porte, como aconteceu com a Copa NBA.

“Eu, pessoalmente, adoraria ver uma equipe (na Cidade do México)… Sendo direto, é altamente improvável que a Cidade do México ultrapasse as cidades dos EUA que estão atualmente em consideração”, disse o comissário em entrevista “The Athletic”, no final de 2024.