Mudança no jogo de Nikola Jokic pode não ser boa notícia para os Nuggets

Nikola Jokić teve um fim de semana espetacular, registrando 104 pontos, 30 rebotes e 16 assistências em jogos consecutivos, incluindo um recorde de carreira com 56 pontos contra os Wizards. O astro dos Nuggets entrou para um seleto grupo de jogadores, juntando-se a Wilt Chamberlain e Elgin Baylor como os únicos a registrarem uma média de pelo menos 45 pontos, 10 rebotes e 5 assistências em jogos consecutivos, além de se tornar o primeiro a alcançar 104 pontos, 30 rebotes e 16 assistências em dois dias seguidos.

Embora essas estatísticas impressionantes mereçam destaque, os Nuggets devem se preocupar discretamente com o fato de Jokić estar tentando 28,2 arremessos por jogo nos cinco primeiros jogos de dezembro, com uma média de 21,8 arremessos, um recorde pessoal na temporada.

O sérvio nunca foi conhecido como um arremessador de volume. Nas suas primeiras nove temporadas na NBA, ele nunca havia tentado mais de 18 arremessos por jogo, um número alcançado apenas na temporada de MVP de 2020-21, quando Jamal Murray e Michael Porter Jr. estavam frequentemente fora devido a lesões.

Durante a campanha do título de Denver em 2022-23, Jokić teve uma média de 14,8 tentativas de arremesso na temporada regular e 20,7 na pós-temporada. Murray (16,0) foi o líder da equipe em tentativas de arremessos na temporada regular, e nos playoffs, Jokić (414) teve apenas quatro tentativas a mais que Murray (410). Os Nuggets mantiveram um ataque equilibrado, com Jokić e Murray dominando, sem depender exclusivamente de Jokić para criar números históricos toda noite.

A regressão no jogo de Murray é preocupante. Nesta temporada, o armador tem uma média de 17,8 pontos, a menor desde o seu segundo ano, com 33,3% de aproveitamento nas bolas de três e 42% no geral, seus menores números de carreira.

Com as dificuldades de Murray, Jokić teve que assumir um papel muito maior como pontuador, algo que, embora heroico, não se traduziu em vitórias. Apesar do esforço individual de astro, os Nuggets estão com um recorde de 12-10 e mal segurando a sétima posição na competitiva Conferência Oeste.

Tentativa maior de arremessos já não deu certo para o time

Já vimos indícios de que os Nuggets se saem pior quando Jokić tem que arremessar em excesso. Nas semifinais da Conferência Oeste de 2024 contra os Timberwolves, Jokić foi forçado a tentar impressionantes 151 arremessos em sete jogos — o maior número de sua carreira em uma sequência de playoffs.

Isso aconteceu porque Murray, Aaron Gordon e Porter passaram por momentos em que não conseguiam fazer cestas. Como resultado, Jokić estava visivelmente fatigado no Jogo 7, onde acertou apenas 13 de 28 arremessos, além de jogar quase 47 minutos. A carga de trabalho elevada afetou seu desempenho nos rebotes, na defesa e nas assistências, tornando-o quase ineficaz enquanto os Nuggets desperdiçavam uma vantagem de 20 pontos e sofriam uma virada no quarto período.

Jokić impacta o jogo de várias maneiras além de apenas marcar pontos. A última coisa que Denver precisa é que ele continue tentando mais de 25 arremessos por jogo. Isso é uma receita para o desastre.