NBA: Boston Celtics não perdeu tempo e contratou jogador MVP para os Playoffs

O Boston Celtics definiu seu elenco para os playoffs ao preencher a 15ª e última vaga disponível. A informação veio com Shams Charania, da ESPN, no último fim de semana, com a franquia assinando um contrato padrão de dois anos com JD Davison.

Aos 22 anos, Davison foi a 53ª escolha do Draft da NBA de 2022 pelo próprio Boston. Desde então, tornou-se o principal nome do Maine Celtics, equipe afiliada na G League, e peça central no programa de desenvolvimento da franquia.

Eleito o mais valioso na disputa da G League

Na atual temporada, ele foi eleito MVP da G League com médias expressivas: 25,1 pontos, 5,2 rebotes, 7,5 assistências e 1,4 roubos de bola por partida, além de 48% de aproveitamento nos arremessos e 33,3% nas bolas de três.

Apesar do elenco dos Celtics estar bem servido na posição de armador, a presença de Davison adiciona uma opção confiável em caso de lesões durante os playoffs. A expectativa maior, no entanto, é que ele dispute uma vaga real na rotação para a próxima temporada.

Davison se junta a uma crescente lista de talentos desenvolvidos internamente pela equipe de Joe Mazzulla. Nomes como Sam Hauser e Neemias Queta também vieram do sistema do Maine Celtics. Luke Kornet passou por lá, e Baylor Scheierman mostrou grande evolução após integrar o grupo de desenvolvimento.

Celtics seguem como favoritos ao título

Mesmo que Davison não atue nos playoffs, ele estará inserido em uma possível trajetória de título. Segundo o ex-jogador e comentarista Kendrick Perkins, o time de Joe Mazzulla ainda é o principal favorito para conquistar o bicampeonato.

É mais fácil encontrar uma salada numa loja de donuts do que esse time perder”, brincou Perkins. “Eles foram desrespeitados depois do último título, então estão com sangue nos olhos. E além de manterem o elenco campeão, os coadjuvantes também evoluíram. Com todos saudáveis, não vejo nenhuma equipe vencendo os Celtics numa série de sete jogos.”

A saúde, de fato, será o ponto crucial. Jaylen Brown, Jrue Holiday, Kristaps Porzingis e Sam Hauser enfrentaram problemas físicos durante a temporada. No entanto, se o grupo estiver completo e confiante, será uma missão árdua derrotar Boston quatro vezes numa mesma série.