NBA: Lakers bate o martelo e vai render grande homenagem ao presidente do Miami Heat

O Los Angeles Lakers anunciou, nesta segunda-feira (18), que irá homenagear Pat Riley, atual presidente do Miami Heat, com uma estátua a ser instalada em frente à Crypto.com Arena. A lenda da NBA se unirá a outros ícones da franquia que já receberam essa honraria.

A proprietária do Lakers, Jeanie Buss, revelou a novidade a Riley durante uma videochamada, na qual participaram também as estrelas Kareem Abdul-Jabbar, Magic Johnson e James Worthy. Em comunicado à imprensa, Jeanie destacou a importância de Riley para a história do time e da liga.

“Pat é um ícone do Lakers. Seu profissionalismo, comprometimento e preparação para o jogo abriram caminho para o que vemos na liga hoje. Meu pai [Jerry Buss] reconheceu a obsessão e a capacidade de Pat em unir jogadores talentosos em um time campeão. O estilo de basquete que Pat e os Lakers criaram nos anos 80 ainda é a marca registrada da franquia: um time divertido e vencedor”, afirmou Jeanie.

Hoje presidente do Miami Heat, Riley é uma figura central na rica história do Lakers. Ele conquistou seis títulos da NBA pela equipe: o primeiro como jogador, em 1972, seguido de outro como assistente técnico em 1980. No comando como treinador principal, liderou o time a quatro títulos (1982, 1985, 1987 e 1988), consolidando a era conhecida como “Showtime”, marcada por um basquete rápido, dinâmico e ofensivo.

Oitavo homenageado pelos Lakers

Pat Riley será o oitavo homenageado com uma estátua pelo Lakers, ao lado de Elgin Baylor, Kobe Bryant, Chick Hearn, Magic Johnson, Shaquille O’Neal, Kareem Abdul-Jabbar e Jerry West. A conclusão do monumento está prevista para 2026, mas a data oficial da inauguração ainda não foi definida.

Lenda da NBA

No Lakers, Riley não apenas guiou a equipe a uma das eras mais vitoriosas, como também ajudou a moldar o basquete moderno. Foi pioneiro na ideia de montar supertimes, influenciando a forma como franquias planejam suas equipes até hoje.

Seu desempenho como treinador é exemplar: em nove temporadas com o Lakers, ele alcançou um recorde de 533 vitórias e 194 derrotas (aproveitamento de 73,3%) na temporada regular e 102 vitórias em 149 jogos nos playoffs (68,5%). Sob seu comando, o Lakers venceu mais de 50 jogos em cada temporada, com cinco campanhas acima de 60 vitórias. Em sua última temporada com a equipe (1989-90), Riley foi eleito o Técnico do Ano da NBA.

Para os fãs, a estátua será uma celebração de um legado que não apenas definiu o Lakers, mas também revolucionou a NBA.