NBA: novato se inscreve e vai para disputa do torneio de enterradas

A NBA anunciou na noite da última terça-feira (4/2), que o novato Matas Buzelis, jogador do Chicago Bulls, será um dos participantes do Concurso de Enterradas de 2025, que acontecerá no All-Star Weekend em São Francisco, no sábado, 15 de fevereiro.

Buzelis se junta aos competidores já confirmados, incluindo o bicampeão Mac McClung, do Orlando Magic, o novato Stephon Castle, do San Antonio Spurs, e o armador Andre Jackson Jr., do Milwaukee Bucks, tornando-se o quarto jogador a entrar na disputa.

Aos 20 anos, Buzelis, natural de Chicago, será o quinto atleta da história dos Bulls a competir no NBA Slam Dunk Contest. Ele se junta a lendas da franquia como Orlando Woolridge (1984, 1985), Michael Jordan (1985, 1987, 1988), Scottie Pippen (1990) e Tyrus Thomas (2007).

Mais um grande feito alcançado pelo novato

Buzelis também se tornará o terceiro novato, ao lado de Jordan e Thomas, a representar os Bulls no concurso de enterradas. Na atual temporada, o jovem ala tem se destacado como novato, com média de 5,4 pontos, 2,8 rebotes e 0,8 bloqueios em 13,6 minutos por jogo. Além disso, é o líder de bloqueios da equipe, com 39, posição que o coloca como o ala novato com mais bloqueios na liga e em quinto lugar entre todos os novatos da NBA.

Bicampeão quer mais uma conquista

Mac McClung, bicampeão do concurso, retornará ao NBA Slam Dunk Contest com a esperança de conquistar o histórico tricampeonato, algo que ninguém conseguiu até hoje. Com 26 anos, McClung assinou um contrato bilateral com o Orlando Magic em outubro, mas tem atuado principalmente na G League. Com 1,88m de altura, ele detém o recorde de enterrada mais rápida, ao enterrar sobre Shaquille O’Neal, de 2,15m, no ano passado, em Indianápolis.

Em fevereiro passado, McClung expressou sua emoção ao competir com Shaq: “Shaq foi tão legal ao vestir aquela camisa do ensino médio, quase me emocionei. Quando ele vestiu, ele disse: ‘É melhor você não perder.’ Eu respondi: ‘OK, não vou perder.’

Embora Nate Robinson tenha vencido o concurso três vezes, nenhum jogador conseguiu conquistar o título de forma consecutiva. McClung, que foi o líder de pontos da G League com 25,7 pontos por jogo na temporada 2023-24, foi recentemente nomeado MVP da G League pelo Osceola Magic.