O que diz a regra de 3 segundos no basquete?

Você conhece todas as regras do basquete? Assistir um jogo do esporte sem o conhecê-lo por completo pode ser um pouco confuso. Isso porque muitas vezes parece que atletas andam com a bola, ou então fazem movimentos que não poderiam ser feitos, mas todos são amparados pela regra, na maioria deles.

Inventado em 1891 por James Naismith, o basquete já passou por algumas mudanças na regra para que o jogo ficasse mais competitivo e justo. Todos os esportes passaram por mudanças em suas regras na maioria deles. Com o tempo, elas acabam ficando defazadas.

Mas você conhece a regra de 3 segundos? Uma das mais aplicadas e também acarreta em faltas no basquete de alto nível. Alguns atletas tentam burlá-la mas árbitros que estão atentos a cada detalhe conseguem a manter funcionando bem.

Regra de 3 segundos

Nessa regra: “Um jogador não pode permanecer mais de 3 segundos dentro da área restritiva do adversário (garrafão), enquanto a sua equipa esteja de posse de bola.” Sendo assim, caso isso aconteça, é falta para a equipe adversária.

Conhecida também como ‘Falta no garrafão” é uma das mais comuns do esporte. Dentro do garrafão, outra falta que acontece muito é quando um atleta encosta na mão ou no braço do adversário. Em toda quadra isso não é permitido, mas dentro do garrafão acontece com certa frequência.

Isso porque, lá é o último momento onde se pode tentar defender para que seu adversário não faça pontos. A intervenção no entanto é sempre feita com contato, onde a mão e o braço são os locais mais propícios.

Conhecia essas regras?