Pais deram “conselho de ouro” e Michael Jordan ficou bilionário

Considerado por muitos o maior jogador da história da NBA, Michael Jordan, não foi um fenômeno apenas dentro das quadras, sendo citado até hoje por conta dos pares de tênis usados durante sua carreira.

Defendo o escudo do Chicago Bulls, Jordan usava seus calçados como principal ferramenta de marketing, porém a forma de sua origem foi um pouco inusitada. Retratado no documentário “The Last Dance”, produzido pela ESPN dos Estados Unidos.

“A estratégia era pegar um jogador de esporte coletivo e tratá-lo como golfista, boxeador ou tenista. E o primeiro objetivo era um acordo de tênis. Nós o levamos à Converse, que na época era o tênis oficial da NBA. Eles tinham Magic Johnson, Larry Bird, Kareem”, declarou o empresário do ex-atleta, David Falk.

“A Converse tinha muitos jogadores e falou: ‘Não dá para pôr você na frente deles’. Eu disse ‘beleza, tudo bem’. Eu queria a Adidas”, revelou Jordan.

“A Adidas tinha problemas naquela época. Eles me falaram: ‘Seria um prazer ter o Jordan, só não podemos fazer um tênis agora’. Quis que Michael escolhesse a Nike porque eles estavam crescendo”, explicou Folk.

Inicialmente, Michael não queria ouvir a proposta da Nike, porém foi convencido pelos seus pais para ir na reunião com a marca.

“Minha mãe me disse: ‘você vai ouvir. Talvez não goste, mas vá lá escutar. Dê uma chance’. Ela me fez subir no avião e ir. Eu fui para a reunião sem querer estar lá, ouvi uma apresentação e meu pai me disse: ‘Só um tolo não aceitaria'”, declarou Jordan.

Segundo Howard White, executivo da empresa norte-americana, muitos afirmaram que eles estariam loucos por pagar um alto valor para um calouro que ainda não havia feito nada para receber R$ 250 mil.

“A expectativa da Nike quando assinamos era, no final do quarto ano, vender US$ 3 milhões em Air Jordans. Em um ano, vendemos US$ 126 milhões”, finalizou Falk.

A importância e sucesso do camisa 23 do Bulls nas quadras para a Nike foi tão grande, que o atleta ganhou uma linha própria marca, a “Jordan Brand”, que estampa a camisa do PSG, além de patrocinar o craque brasileiro, Neymar.

De acordo com a Forbes, a fortuna de Jordan atualmente equivale a US$ 2,1 bilhões, sendo noticiado que o ex-atleta faturava cerca de US$ 100 milhões só em royalties.

A Nike é patrocinadora oficial da NBA, contudo o Charlotte Hornets é o único time que possui a estampa da marca de Jordan na sua camisa, cujo o próprio é dono da franquia.