Perdeu dois Mundiais para times brasileiros e agora pode vir treinar o Botafogo

O responsável por perder dois Mundiais para clubes brasileiros pode se tornar o mais novo treinador do Botafogo para 2025. O time carioca vem da melhor temporada de toda a sua história no que diz respeito à títulos de expressão, tendo em vista que conquistou a Copa Libertadores da América e o Campeonato Brasileiro durante o ano passado.

No entanto, mesmo com todo o destaque do seu trabalho no elenco, Artur Jorge decidiu não permanecer para mais uma temporada e se transferiu do time. Desde então, John Textor vem analisando o mercado para encontrar aquele nome que assumiria a equipe, mantendo o estilo de jogo intenso e rápido que foi a característica do campeão da América nos últimos anos.

Nesse cenário, três apareceram como os favoritos, segundo a imprensa brasileira. Vasco Matos, do Santa Clara, Tata Martino, livre no mercado, e Rafa Benítez são os cotados. Mas o último deles, o espanhol de 64 anos, aparece como o grande preferido do dono do Botafogo. Não há um prazo estabelecido para acerto, e as tratativas pela contratação continuam.

Alvo do Botafogo, Rafa Benítez tem grande experiência no Mundial

Vale lembrar, inclusive, que Rafa Benítez possui uma trajetória gigantesca dentro do futebol mundial, participando diversas vezes, por exemplo, do Mundial de Clubes da Fifa. Em 2005, por exemplo comandava o Liverpool que foi derrotado para o São Paulo. Já em 2012, esteve à frente do Chelsea que foi derrotado para o Corinthians. Em 2010, porém, conseguiu o título, mas não encarou um brasileiro, mas sim o Mazembe, que derrubou o Internacional na semifinal do torneio.

Toda essa experiência internacional pode ser um diferencial para o treinador que é favorito para assumir o Botafogo. Isso porque o time carioca vai disputar o Super Mundial de Clubes em 2025 e pretende fazer bonito com um elenco de peso e também com um treinador à altura, que seria Rafa Benítez.