Presidente e GM dos 76ers classificam atitude de Joel Embiid como inaceitável

No último sábado (2/11), Joel Embiid, astro do Philadelphia 76ers, empurrou o repórter Marcus Hayes no vestiário. Enquanto alguns poderiam imaginar que os 76ers apoiariam a atitude do astro, Hayes relatou a Gina Mizell do The Inquirer que tanto o presidente de operações de basquete, Daryl Morey, quanto o gerente geral, Elton Brand, pediram desculpas pelo ocorrido e consideraram as ações inaceitáveis.

“Hayes contou que foi levado para uma reunião com Morey e Brand, onde ambos se desculparam, expressaram arrependimento pelo incidente e pediram a sua versão dos acontecimentos. Eles concordaram que as ações de Embiid eram inaceitáveis”, relatou Mizell.

Inicialmente, circulou a informação de que Embiid teria socado Hayes, que trabalha para o The Inquirer, após uma discussão, mas foi esclarecido que o jogador o empurrou. Mizell acrescentou que o empurrão incluiu um golpe com a mão aberta que atingiu o pescoço e a clavícula do repórter.

O que teria gerado essa reação em Embiid?

A reação de Embiid teria sido provocada por uma coluna de Hayes que mencionava de forma inadequada o irmão falecido e o filho de Embiid. Embora Hayes tenha editado o artigo posteriormente, o dano já estava feito, e Embiid se mostrou visivelmente indignado. Ainda que a raiva de Embiid seja compreensível, sua reação física não pode ser justificada.

Não é surpreendente que Morey e Brand tenham classificado a atitude de Embiid como inaceitável e se desculpado com Hayes. Embora eles possam ter considerado o comentário de Hayes ofensivo, a violência nunca é a solução.

A NBA anunciou no sábado que iniciou uma investigação sobre o incidente, com os 76ers confirmando que estão colaborando integralmente. O The Inquirer também avalia possíveis ações contra Embiid. O editor e vice-presidente sênior, Gabriel Escobar, divulgou uma nota dizendo: “Marcus é um colunista experiente e talentoso, conhecido por seus comentários incisivos. Discordar do que ele escreve é um direito, mas a agressão física é injustificável, e estamos tratando isso com seriedade.”

Há relatos de que Embiid enviou uma mensagem ameaçadora para Hayes: “Se você mencionar meu irmão falecido e meu filho de novo, verá o que farei, e terei que viver com as consequências.”

Esse episódio aconteceu após uma derrota dos 76ers por 124-107 para o Memphis Grizzlies, que resultou em um recorde de 1-4 na temporada. A ausência de Embiid tem impactado o desempenho do time, pois ele ainda não jogou na temporada 2024-25 e também ficará fora da próxima partida contra o Phoenix Suns. No entanto, seu retorno deve ocorrer em breve.