Proposta de troca envolvendo Kristaps Porzingis e Hornets poderia ser bom para os Celtics

O Boston Celtics não conseguirá manter Kristaps Porzingis com facilidade, devido aos problemas de espaço no teto salaria, Com a possibilidade da saída do pivô do atual campeão da NBA na próxima temporada, uma analise foi feita sobre quais as melhores negociações que a franquia deve viabiliza para aproveitar sua presença ao máximo.

O Boston permaneceu uma equipe forte e avançou tranquilamente na temporada regular 2024-25, finalizando com um impressionante recorde de 61-21, garantindo a segunda vaga na Conferência Leste. Impulsionado pelo terceiro melhor rating líquido da liga e por uma temporada extraordinária do MVP de Jason Tatum, a franquia parecia ser novamente candidato ao título.

Contudo, nos playoffs as coisas ocorrem de maneira diferente. O Celtics está prestes a ser eliminado na semifinal da conferência , perdendo para o New York Knicks por 3 a 1, em uma série marcada por lesões e momentos de inconsistências em quadra.

Envolvido no problema do Celtics está o pivô, Kristaps Porzings, que teve uma performance sólida durante a temporada regular, com médias de 19,8 pontos, 6,5 rebotes, 2,1 assistências e 1,5 tocos por jogo. Ele tem sido essencial para o sucesso da equipe, ancorando a defesa, além de ser um pivô confiável para espaçar a quadra.

Contudo, infelizmente na pós-temporada, Porzingis tem passado por dificuldades para se apresentar sob pressão, contribuindo para sua queda. Uma doença antes dos playoffs o deixou visivelmente mais lento e fora de sincronia, fazendo com que o Boston jogasse com um pivô reserva. Porém, por conta dos seus baixos números de apenas 8,9 pontos e 5,0 rebotes com 33% de aproveitamento nos arremessos, não eram adequados para uma peça-chave em um time campeão.

Com a queda dos seus valores nos playoffs, o Celtics pode fazer trocas que podem o ajudar a capitalizar a situação para fortalecer seu elenco e no futuro, dar ao atleta a chance de se recompor em um time adequado.

O Boston Celtics poderia fazer um acordo com o Charlotte Hornets, podendo ter no seu elenco um pivô promissor como Mark Williams, envolvendo ainda Josh Okogie e uma escolha de primeira rodada de 2025. Aos 23 anos, o atleta é uma máquina de rebotes, além de ter uma presença marcante no bloqueio de arremessos, podendo reforçar de imediato a defesa interna da equipe.

O atleta possui um bom porte atlético, o que lhe permite correr pela quadra, tornando-se uma ameaça móvel. Adicionando Josh Okogie em uma boa defesa de perímetro vindo do banco, e a escolha de primeira rodada de 2026, dando ao Boston um ativo flexível para o futuro.

O Charlotte também seria beneficiado com essa troca. Considerando a necessidade imediata de um pivô que espace a quadra completa ao lado de LaMelo Ball e Brandon Miller, ou seja, Porzingis se encaixa no perfil.