Victor Wembanyama fez uma rápida ascensão no cenário da NBA. O pivô do San Antonio Spurs, primeira escolha do draft de 2023, encerrou sua temporada de estreia com médias impressionantes de 21,4 pontos, 10,6 rebotes (8º lugar na liga) e 3,9 assistências.
Antes de sua segunda temporada na liga, Wembanyama tem trabalhado intensamente no fortalecimento físico. Ele ganhou mais de 10 quilos em comparação ao ano passado e revelou que, durante o verão, focou em “ganhar força e fortalecer o core” para estar mais competitivo quando a nova temporada começar, no final deste mês.
“É um processo natural. Estou tentando treinar de uma maneira que respeite meu tipo de corpo e seja benéfica para ele”, explicou o pivô francês durante o Media Day dos Spurs, pouco antes do início da nova temporada. A equipe de San Antonio dará início à temporada regular em 25 de outubro, enfrentando os Mavericks de Luka Doncic em um clássico texano.
Além do físico, aprimoramento dos fundamentos
Wembanyama, que se destacou tanto por sua versatilidade quanto por sua agilidade, comentou sobre o ganho de peso: “Não focamos em ganhar peso, mas o peso aumenta conforme você ganha força. Estou satisfeito com o trabalho que fizemos neste verão”. O jovem prodígio de 20 anos e 2,24 metros de altura pesava cerca de 95 quilos no início da temporada passada, a sua primeira na NBA. Agora, ele está se preparando para a nova temporada com quase 106 quilos.
Além de focar no físico, Wembanyama dedicou o verão a aprimorar os “fundamentos” do basquete. “Por exemplo, trabalhei bastante na finalização. Isso pode parecer simples para um ala-armador, mas são aspectos nos quais preciso me concentrar”, explicou.
Sua altura nunca foi um obstáculo – Wembanyama consegue pontuar de qualquer ponto da quadra. E nesta temporada, ele terá a oportunidade de jogar ao lado do veterano Chris Paul, de quem está ansioso para aprender.
“Eu o acompanho há muito tempo, lembro de assistir aos seus jogos quando era criança. Estou muito empolgado. Na primeira semana juntos, já aprendi muito. Sabíamos que ele se encaixaria bem, mas a maneira como ele se adapta e nos ensina é algo muito importante para mim. Estou extremamente animado”, completou Wembanyama.