Regra da FIFA é clara: Verdão FORA do Intercontinental em 2025
Com o fim do ano se aproximando, as competições da temporada entram em suas fases decisivas — e entre elas está a Copa Intercontinental. O torneio mantém o formato semelhante ao dos antigos Mundiais de Clubes, mas com um novo nome devido à reformulação trazida pela Copa do Mundo de Clubes.
Embora conte com representantes de praticamente todos os continentes, é inegável que o confronto mais aguardado é o entre o campeão da Libertadores e o da Champions League. O Paris Saint-Germain, atual campeão europeu, já garantiu sua vaga na final, enquanto Palmeiras e Flamengo disputam o título sul-americano no fim de novembro.
Competição em 2025 já tem time eliminado
A grande surpresa da edição ficou por conta da eliminação precoce do “Verdão do Egito”, o Al-Ahli, que deu adeus à competição muito antes do esperado. As fases iniciais da Copa Intercontinental foram realizadas em setembro, e o Al-Ahli acabou derrotado por 3 a 1 pelo Pyramids FC.

Esse resultado acabou tirando o clube da disputa e classificou o rival para a final da “Copa Challengers”, uma das etapas do torneio. A decisão dessa fase está marcada para o dia 13 de dezembro, já na reta final de 2025.
O Pyramids agora aguarda o vencedor do chamado “Derbi das Américas”, duelo entre o Cruz Azul (MEX) e o campeão da Libertadores. O ganhador desse confronto enfrentará o Paris Saint-Germain, campeão da Champions, na grande final da Copa Intercontinental.
A eliminação do Al-Ahli foi considerada uma verdadeira zebra, já que o clube, quinto colocado do Campeonato Saudita, era apontado como favorito ao menos para chegar à decisão da Copa Challengers. A derrota surpreendeu especialmente porque o time conta com nomes de peso no elenco, como Ivan Toney, Frank Kessié, Riyad Mahrez e os brasileiros Galeno e Ibañez.