O Dallas Mavericks ficará sem Luka Dončić por cerca de um mês após o armador esloveno sofrer uma distensão na panturrilha esquerda durante a derrota para o Minnesota Timberwolves por 105 a 99 no dia de Natal, conforme reportado pela ESPN.
Fontes indicaram à ESPN que Dončić será reavaliado em um mês, com a expectativa de uma nova avaliação perto do jogo contra o Boston Celtics, em 25 de janeiro. Existe a possibilidade de sua ausência se estender até o intervalo do All-Star em meados de fevereiro.
Fora da disputa pelo título de MVP da liga?
Com isso, Dončić perderá pelo menos os próximos 16 jogos dos Mavericks, o que o deixaria fora da disputa pelo prêmio de MVP ou All-NBA devido à exigência dos 65 jogos disputados.
A ausência de Dončić representa um grande golpe nas aspirações dos Mavericks de conquistar uma das duas primeiras posições no Oeste. Sem sua estrela, a franquia com recorde de 19-11 poderá enfrentar dificuldades para superar outros rivais da Conferência Oeste, como Memphis Grizzlies e Houston Rockets. A equipe espera manter um recorde equilibrado durante o próximo mês sem o esloveno, com Kyrie Irving assumindo o papel de líder.
Até agora, os Mavericks têm se mostrado sólidos em jogos sem Dončić devido a lesões anteriores nesta temporada, com um recorde de 6-2. A equipe tem adotado uma estratégia de reduzir a carga de trabalho de Luka, e está colhendo os benefícios de um estilo de jogo mais equilibrado, especialmente quando precisa jogar sem sua estrela por períodos prolongados. Sua taxa de utilização de 32,7% nesta temporada é a mais baixa de sua carreira desde seu ano de novato.
Antes da lesão contra os Timberwolves, Dončić havia feito 14 pontos (5-9 FG) e cinco rebotes em 16 minutos de jogo. Nesta temporada, ele possui uma média de 28,1 pontos, 8,3 rebotes e 7,8 assistências em 22 jogos.