Reviravolta na CBF: Equipe acaba excluída da Copa do Brasil 2025

Uma análise realizada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) resultou em uma alteração na lista dos 92 clubes que disputarão a Copa do Brasil de 2025. Em dezembro do ano passado, a entidade excluiu o São Francisco-PA da competição após um comunicado da Federação Paraense de Futebol, o que impactou a distribuição da terceira vaga destinada ao estado do Pará.

A Federação Paraense argumentou que o Águia de Marabá deveria herdar a vaga por ter terminado o Campeonato Estadual na quarta colocação. O clube de Marabá baseava sua reivindicação na regra de que o quarto colocado do Estadual teria direito à classificação, enquanto o São Francisco pleiteava a vaga por ter sido vice-campeão da Copa Grão-Pará. No entanto, a CBF decidiu a favor do Águia.

Em comunicado oficial, a entidade esclareceu sua posição:

“A diretoria jurídica e a Diretoria de Competições reiteram, com base nos regulamentos da CBF e nos elementos já analisados anteriormente, que a distribuição das vagas para a Copa do Brasil 2025 deve seguir a classificação final do Campeonato Estadual Paraense de 2024 e não pode ser atribuída ao vice-campeão da Copa Grão-Pará. Dessa forma, entende-se que a vaga deve ser direcionada ao Águia de Marabá (4º colocado no Campeonato Estadual Paraense).”

Após decisão da CBF, Copa do Brasil tem participantes definidos

Com a questão resolvida, a Copa do Brasil 2025 teve seus 92 participantes confirmados. No Pará, além do Águia de Marabá, os clubes já garantidos eram Remo, Paysandu e Tuna Luso, terceiro colocado do Estadual em 2024.

A primeira fase da competição já teve seus confrontos sorteados, definindo os adversários das equipes que não disputam a Libertadores. Entre os jogos, o Grêmio enfrentará o São Raimundo-RR fora de casa, enquanto o Vasco medirá forças contra o União Rondonópolis.

Diferente da última edição, o clube visitante não terá mais a vantagem do empate. Em caso de igualdade no tempo regulamentar, a vaga será decidida nos pênaltis.