Técnico da Seleção francesa é anunciado em nova função visando as próximas Olimpíadas
O técnico de basquete masculino da França, Vincent Collet, está assumindo uma nova função consultiva após liderar a equipe nas últimas duas edições dos Jogos Olímpicos, onde conquistou medalhas de prata.
A federação francesa de basquete anunciou na segunda-feira (09/09) que Collet será um conselheiro especial da diretoria técnica nacional para os ciclos olímpicos de 2028 e 2032. Ele também se mantém disponível para oportunidades como assistente na NBA ou técnico na EuroLeague.
“Continuo sendo um treinador”, afirmou Collet. “Também acho que voltarei a treinar um dia. Não me sinto acabado, nem ao fim.”
Mais de uma década no comando da Seleção
Com 61 anos, Collet começou a comandar a seleção francesa em 2009, após o país não se classificar para as Olimpíadas de 2004 e 2008, apesar da medalha de prata em Sydney 2000. Sob sua liderança, a França qualificou-se para quatro Olimpíadas consecutivas, avançou às quartas de final em todas elas e conquistou a prata nas duas últimas edições.
Em Tóquio, a França derrotou os EUA na fase de grupos, mas perdeu para os americanos na final por 87-82, na competição mais acirrada desde 1972. Em Paris, Victor Wembanyama fez sua estreia olímpica e ajudou a França a se manter no jogo da medalha de ouro até os minutos finais, com os EUA vencendo por 98-87 após uma série de cestas de três pontos de Stephen Curry.
Collet também treinou Wembanyama na França antes de sua convocação pelo San Antonio Spurs no ano passado. “Estamos passando por uma reconstrução”, disse Collet. “Este ano, fomos aos Jogos em uma encruzilhada com o fim de uma geração e o surgimento de uma nova. Para os objetivos em Los Angeles, teremos que construir sobre uma geração jovem que talvez seja a mais promissora que já tivemos.”