Título de Felipe Massa na F1 pode ser comemorado pelo povo brasileiro

Último brasileiro que chegou perto de repetir o feito de Ayrton Senna e se sagrar campeão da Fórmula 1, Felipe Massa segue firme na sua reinvindicação pelo título mundial da temporada de 2008. O ex-piloto move uma ação contra a Federação Internacional do Automobilismo (FIA), Formula One Management (FOM) e o ex-presidente da categoria, Bernie Ecclestone.

“Sempre disse que iria brigar até o final. Como a FIA e a FOM decidiram não fazer nada, buscaremos a correção desta injustiça histórica nos tribunais. O assunto agora está com os advogados e eles estão plenamente autorizados a fazer o que for necessário para que a justiça no esporte seja feita”, declarou Massa.

Pilotando um carro da Ferrari, Felipe Massa foi superado pelo britânico Lewis Hamilton por apenas um ponto de diferença no mundial de pilotos de 2008. Na ocasião, a corrida aconteceu no Grande Prêmio de Singapura, Nelson Piquet Jr, bateu no muro quando Massa estava liderando a corrida, obrigando a entrada do safety car, favorecendo então seu companheiro de Renault, Fernando Alonso. O piloto da Ferrari sofreu uma punição e teve um de seus pneus furados ao longo da corrida, finalizando ela em 13º, enquanto o inglês da McLaren terminou na 3ª colocação.

Depois desta corrida, Felipe não voltou a disputar mais títulos, mas permaneceu com prestigio na categoria, sendo piloto da escuderia italiana até 2013. Nos dois anos seguintes, o brasileiro foi companheiro de Valtteri Bottas, na Williams, onde decidiu se aposentar.

Após 14 temporadas, o piloto conquistou 11 vitórias, 16 poles, 15 voltas mais rápidas e 41 pódios, em 272 Grandes Prêmios disputados ao longo de sua carreira.

A corte da Inglaterra agendou as audiências pelo título de 2008 para ocorrer entre os dias 28 e 31 de outro deste ano. Além do reconhecimento, o processo pode render um valor milionário para Massa.