Tristeza no Engenhão: Botafogo é obrigado a jogar a segunda divisão em 2025

O Botafogo viveu um ano de 2024 memorável, com duas grandes conquistas: o Campeonato Brasileiro e a tão sonhada Copa Libertadores. Essas conquistas e o grande elenco montado sob a batuta de John Textor, colocaram o clube no topo do nosso futebol.

Mas se no masculino, por mais que a temporada 2025 não esteja fácil, o clube ainda figura entre as grandes equipes da Série A, já no feminino o clube está na divisão de acesso do nosso futebol.

O Botafogo iniciou à sua trajetória no Brasileirão Feminino A-2, diante do Atlético-MG, no empate por 1 a 1, no último dia 19/4. Inserido no Grupo A da competição, o clube carioca chegou reformulado após o rebaixamento em 2024, fato que gerou tristeza pelos lados do Engenhão, quando a equipe terminou em 13º lugar na elite do futebol feminino nacional.

Apenas cinco jogadoras da última temporada permanecem na equipe: as goleiras Michelle e Yasmin, e as meio-campistas Vitorinha, Luciana Gómez e Tefinha. Para a temporada de 2025, o elenco foi praticamente reconstruído, com 16 contratações e atletas promovidas do sub-20.

Reforços do Botafogo para 2025:

  • Goleira: Lara Silva
  • Defensoras: Fran Bonfanti, Natane, Sara, Sassá, Sinara e Thaiane
  • Meio-campistas: Ana Luiza Hansen, Ana Beatriz Santana, Kika Brandino e Rita Bove
  • Atacantes: Dandara, Duda Santin, Júllia Moreira, Raissa e Tipa

Fora das quatro linhas, o departamento de futebol feminino também passou por mudanças estruturais. Joyce Nascimento assumiu como nova coordenadora de mercado, e Roberta Baptista, contratada no fim de 2024, passou a atuar como coordenadora metodológica.

Além do Atlético-MG, o Botafogo já enfrentou no Grupo A as equipes do Avaí/Kindermann e Vasco, e ainda tem pela frente o Santos,, Minas Brasília, São José e Taubaté. Os quatro primeiros colocados da chave avançam para as quartas de final.

No momento, o time da estrela solitária ocupa a 3ª colocação e estaria classificada para fase seguinte da competição nacional, na busca pelo retorno a elite.