Veterano do basquete quer voltar para NBA e acaba se unindo ao Phoenix Suns

Com a nova temporada da NBA se aproximando, o Phoenix Suns está reunindo um antigo conhecido: o veterano Frank Kaminsky. Sua agência, Priority Sports, confirmou que Kaminsky participará do training camp da equipe. Na última temporada, o jogador atuou pelo clube sérvio Partizan Belgrade, mas agora retorna ao Suns em busca de uma nova chance de garantir um contrato na NBA.

Com 31 anos, Kaminsky foi selecionado como a nona escolha geral no Draft da NBA de 2015, após uma carreira universitária de destaque em Wisconsin. Ele passou duas temporadas e meia com os Suns antes de ser dispensado em 2022. Kaminsky fez parte do time que chegou às finais da NBA em 2021, desempenhando um papel importante na campanha que terminou com a derrota para o Milwaukee Bucks.

O jogador de 2,13 m participou de 95 jogos pelos Suns, com médias de 8,2 pontos, 4,3 rebotes e 1,8 assistências. Durante a temporada 2021-22, esperava-se que ele assumisse um papel maior, registrando 20,1 minutos por jogo. No entanto, uma lesão no joelho o afastou das quadras após apenas nove partidas, deixando-o fora de ação por um longo período.

Antes de sua lesão, Kaminsky atingiu a maior marca de sua carreira com 31 pontos em um jogo contra o Portland Trail Blazers. Dispensado em abril de 2022, ele se juntou ao Atlanta Hawks na offseason. Mais tarde, foi negociado com o Houston Rockets, onde atuou em apenas 10 jogos. Após essa breve passagem, Kaminsky se transferiu para a EuroLeague, juntando-se ao Partizan Belgrade. Em 57 jogos pelo time sérvio, ele teve médias de 8,9 pontos, 3,4 rebotes e 1,6 assistências.

Vagas no elenco do Suns

Atualmente, os Suns têm 14 das 15 vagas do elenco preenchidas, e Kaminsky competirá pela última posição no training camp. Jogadores em contratos bidirecionais e acordos do Anexo 10 também participarão da pré-temporada. Sua experiência como pivô pode ser um trunfo valioso para o novo técnico Mike Budenholzer.

Na última temporada, os Suns contaram com Jusuf Nurkic e Drew Eubanks para a posição de pivô, com Bol Bol e Kevin Durant também atuando como opções no garrafão. Após a saída de Eubanks na agência livre, a equipe trouxe Mason Plumlee como reserva de Nurkic.

O sistema de Budenholzer, que valoriza pivôs com capacidade de arremesso de três pontos, como Brook Lopez e Bobby Portis nos Bucks, e Al Horford em Atlanta, pode abrir espaço para Kaminsky. Ele tem uma porcentagem de 34,9% em arremessos de três pontos na carreira e, durante sua passagem pelos Hawks em 2022-23, acertou 47,8% de suas tentativas de longa distância.

Embora a última vaga no elenco dos Suns ainda esteja em aberto, uma boa performance no training camp pode aumentar as chances de Kaminsky garantir um lugar na equipe. Mamadi Diakite e Moses Wood também participarão do camp. O Suns inicia sua pré-temporada em 1º de outubro e estreia na temporada regular de 2024-25 no dia 23 de outubro contra o Los Angeles Clippers.