Victor Wembanyama surpreende os torcedores com jogada de Marketing fora das quadras

Victor Wembanyama, a sensação do San Antonio Spurs, pediu aos seus seguidores no X para indicarem o melhor local público para jogar xadrez, seu passatempo favorito. Quando sugeriram o Washington Square Park, ele respondeu com um tweet convidando quem estivesse interessado a se juntar a ele para uma partida.

Muitos nova-iorquinos enfrentaram o frio — em uma manhã de sábado, inclusive — para participar da partida com Wemby. O evento atraiu a atenção de pedestres curiosos, que pararam para registrar o momento em seus celulares. A conta oficial da NBA no X também compartilhou vídeos de fãs jogando com uma das maiores estrelas do basquete mundial.

Mais tarde, Wemby sugeriu a ideia de um torneio de xadrez entre jogadores da NBA, com a arrecadação destinada a uma causa beneficente.

À primeira vista, o evento mostra o francês como um jovem humilde, disposto a interagir e passar tempo com desconhecidos. E, embora isso seja verdade, a ação também serve como uma estratégia inteligente para promover a NBA e Wembanyama como o futuro rosto da liga.

Habilidades além do condicionamento físico

Além disso, reforçou a imagem de Wemby como uma pessoa acessível, quebrando o estereótipo de que atletas, especialmente aqueles com 2,13 m de altura, não possuem habilidades além dos dons físicos — considerando a inteligência necessária para se destacar no xadrez. Em outras palavras, ninguém pode acusar Wemby de ser um atleta alto e sem cérebro.

Wembanyama já é um dos maiores vendedores de produtos da NBA, com grande visibilidade nas mídias sociais e no YouTube, além de ser um grande atrativo de audiência na TV. O jogo entre Spurs e Knicks no dia 25 de dezembro foi a abertura do dia de Natal mais assistida em 13 anos. Sua campanha da Nike, “Aliens are real“, também se tornou um grande sucesso.

A estrela dos Spurs tem tudo para se tornar um fenômeno global, no mesmo nível de Michael Jordan, LeBron James e Kobe Bryant.