Zion Williamson pode arrumar as malas e deixar os Pelicans? Confirmado
O jornalista Shams Charania, da ESPN, confirmou que Zion Williamson pode estar com os dias contados no New Orleans Pelicans. Envolvido em constantes rumores, o astro da franquia pode ser negociado na próxima offseason. Charania ressaltou que, apesar de ser uma decisão difícil, a saída do astro é vista como uma possibilidade real nos bastidores da NBA.
“A última coisa que você quer é trocar Zion Williamson e vê-lo deslanchar em outro lugar, encontrando maturidade, apoio e evolução em sua carreira. O desejo é que isso aconteça em Nova Orleans. Mas eu realmente acredito — e pessoas ao redor da liga também — que as duas partes precisam se sentar neste verão e definir um caminho. Porque, do jeito que está, a situação não é sustentável para nenhum dos lados”, afirmou o jornalista.
Desde que foi a primeira escolha do Draft de 2019, Zion ficou de fora de 258 partidas e atuou em apenas 214, o que representa menos de 45% dos jogos dos Pelicans nesse período. Atualmente, ele está novamente fora de ação, desta vez devido a uma lesão nas costas.
Talento em quadra, mas problemas de disponibilidade
Apesar do histórico de lesões, quando entra em quadra, Zion entrega números expressivos. Em sua carreira, mantém médias de 24,7 pontos, 6,6 rebotes e 4,3 assistências, além de duas convocações para o All-Star Game. No entanto, sua dificuldade em se manter saudável tem comprometido o desempenho coletivo dos Pelicans, que ainda não conseguiram fazer campanhas consistentes nos playoffs durante sua passagem.
Mudanças no horizonte?
No início desta temporada, o Pelicans apostou em uma formação com Dejounte Murray, Zion Williamson e Brandon Ingram. Porém, a tentativa não deu certo, e Ingram foi negociado antes do fim da janela de transferências. A equipe então adotou uma postura voltada para o tanking, mirando a primeira escolha do Draft de 2025 — muito provavelmente Cooper Flagg.
De acordo com Charania, a possível chegada de Flagg pode acelerar a saída de Zion, marcando uma mudança de rumo e a construção de um novo elenco em torno do futuro novato. “Mesmo que a equipe não consiga a primeira escolha, ainda será necessário repensar tudo. Assim como se fala do Phoenix Suns reavaliando seu elenco, o New Orleans Pelicans também precisa fazer o mesmo. É hora de tomar decisões difíceis nesta offseason”, afirmou.
Além de Zion, os Pelicans têm outros jogadores com bom valor de mercado, como Trey Murphy e Herb Jones. Caso a franquia opte de vez por uma reconstrução, poderá negociar esses atletas por escolhas de Draft e jovens talentos, iniciando um novo ciclo em busca de sucesso a longo prazo.