Gênio do esporte brasileiro foi ator de filme ganhador do Oscar
Um grande gênio do esporte brasileiro também foi ator de um filme ganhador de Oscar, para delírio dos torcedores e fãs do país. O cenário esportivo e cultural do Brasil é um dos mais ricos e diversificados de todo o mundo e isso não é novidade alguma, fazendo com que algumas situações bem relevantes sejam vistas no decorrer da história, como o caso de Adhemar Ferreira da Silva.
O esportista, que nasceu em São Paulo e veio de uma família humilde, filho de um ferroviário e de uma cozinha, teve destaque mundial como atleta olímpico, aparecendo como o primeiro bicampeão brasileiro nas Olimpíadas. Adhemar levou o ouro na modalidade de salto tripo em 1952 e quatro anos mais tarde, em 1956. Além disso, ele quebrou o recorde em salto triplo cinco vezes durante sua carreira.
Outra situação importantíssima envolvendo o craque do esporte brasileiro, inclusive, aconteceu em 1952, após sua vitória na Olimpíadas de Helsinque. Isso porque, na ocasião, ele foi responsável por criar uma das comemorações mais emblemáticas do mundo, a volta olímpica, utilizada amplamente até nos dias atuais, entrando para sempre na história.
Atleta brasileiro se envolveu em filme que ganhou Oscar
No entanto, engana-se quem acha que o desempenho do atleta brasileiro foi impressionante somente dentro do esporte, tendo em vista que ele também acabou se destacando em suas empreitadas como ator. Ele atuou na peça Orfeu da Conceição, escrita por Vinícius de Moraes, e também no filme Orfeu Negro, de 1959.
O audiovisual, inclusive, foi uma produção francesa e italiana, recebendo o Oscar de melhor filme estrangeiro e também obtendo a Palma de Ouro no festival de Cannes. Adhemar Ferreira da Silva fez o papel da Morte no filme. A adaptação ambientou a obra no Brasil, em uma favela do Rio de Janeiro, na época do Carnaval.