O domingo é de comemoração para o fã de esportes no Brasil. Se o 7 a 1 ficou marcado com uma imagem negativa na história do país, agora retorna como celebração: João Fonseca, fenômeno do tênis, venceu o ATP 250 de Buenos Aires e superou Francisco Cerundolo no tie-break.
Se a partida oscilou entre momentos tranquilos e breves reações do adversário argentino, foi com um 7 a 1 que a vitória aconteceu no tie-break.
A partida fechou com 2 sets a 0, tendo parciais de 6-4 e 7-6. A conquista também colocou Fonseca na história do tênis brasileiro, sendo o mais jovem do país a alcançar uma conquista deste porte.
No início da competição, João ocupava a posição 99ª do ranking mundial, subindo agora para o 68° lugar.
A próxima missão de João Fonseca será no Rio Open 2025 de tênis, no Rio de Janeiro. Nesta semana o brasileiro já terá um duro desafio contra o francês Alexandre Muller. Horários ainda não foram divulgados.
Detalhes do jogo
João Fonseca iniciou a partida com uma quebra de saque sobre Juan Manuel Cerundolo, mas o argentino reagiu imediatamente devolvendo a quebra. Os games seguintes foram disputados com trocas longas, até que o brasileiro voltou a impor vantagem ao quebrar o serviço do adversário e abrir 5 a 3. Cerundolo ainda reduziu a diferença, mas Fonseca confirmou o saque e fechou o primeiro set.
A segunda parcial teve momentos de grande tensão. Os dois tenistas mantiveram seus serviços até o quinto game, quando Cerundolo desperdiçou duas oportunidades ao mandar bolas para fora, permitindo que Fonseca conseguisse a quebra.
Com a vantagem, o brasileiro seguiu firme no saque, mas, ao sacar para a vitória em duas oportunidades, foi superado pela reação do argentino, que levou a decisão para o tie-break.
No game decisivo, Fonseca retomou o controle e começou abrindo vantagem. Sem dar chances ao adversário, confirmou os pontos necessários e garantiu a conquista do título.