O ex-pivô da NBA, Aron Baynes, anunciou sua aposentadoria do basquete nesta quarta-feira (17). Daniel Moldovan, agente do agora ex-jogador, fez o anúncio nas redes sociais, confirmando o fim da carreira do atleta de 2,08 m.
Campeão da NBA pelos Spurs
Baynes teve uma carreira de nove temporadas na NBA, atuando por equipes como San Antonio Spurs, Detroit Pistons, Boston Celtics, Phoenix Suns e Toronto Raptors. Sua última passagem foi pelo Toronto, na temporada 2020-21.
O jogador de 37 anos foi parte do elenco do Spurs em 2013-14, quando conquistaram o título da NBA ao derrotar o Miami Heat nas Finais. Naquela temporada, ele teve médias de 3,0 pontos e 2,7 rebotes, participando de 14 dos 23 jogos de playoffs do San Antonio.
Reconhecido como um sólido protetor de aro e uma presença física no garrafão, Baynes se juntou ao Celtics em 2017, quando a equipe buscava desbancar LeBron James e o Cleveland Cavaliers na Conferência Leste. Durante a pós-temporada de 2018, ele registrou médias de 6,0 pontos, 6,2 rebotes e 0,6 bloqueios em 20,5 minutos por jogo.
A melhor temporada de Baynes foi em 2019-20 com o Suns, onde ele marcou 11,5 pontos por partida e teve uma taxa de acerto de 35,1% nos arremessos de três pontos. Em março de 2020, ele estabeleceu seu recorde pessoal de pontos, anotando 37 em uma vitória contra o Portland Trail Blazers.
Durante sua participação nas Olimpíadas de Verão de 2021, os médicos diagnosticaram Baynes com uma hemorragia interna que pressionava sua medula espinhal, o que o deixou temporariamente incapaz de andar e jogar basquete.
Após uma recuperação total, ele passou as últimas duas temporadas jogando pelo Brisbane Bullets na NBL da Austrália antes de decidir se aposentar.