Chegada de Schroder pode forçar Warriors a fazer mudança na NBA

O Golden State Warriors, sob o comando de Steve Kerr, está adotando um estilo de jogo único nesta temporada. O experiente técnico tem utilizado uma rotação ampla de 12 jogadores, o que permite ao time operar com um ritmo frenético no ataque e aplicar intensa energia em um sistema defensivo de alta intensidade.

No último sábado, os Warriors fecharam um acordo para trazer Dennis Schroder para a Bay Area. Como parte da negociação, a franquia enviará De’Anthony Melton, Reece Beekman e duas futuras escolhas de segunda rodada do draft para o Brooklyn Nets.

O técnico dos Nets, Jordi Fernandez, comentou a saída de Schroder durante uma entrevista na segunda-feira, destacando que a mudança permitirá ao time adotar um ritmo mais acelerado.

“Dennis era um dos 10 armadores mais lentos da NBA — ritmo não significa que você seja melhor ou pior — e Ben (Simmons) é o 18º mais rápido. Então, essa é a resposta”, afirmou Fernandez. “Vamos jogar mais rápido. A bola vai circular, ele (Simmons) vai pressionar, avançar rapidamente e criar mais oportunidades para arremessos de alta qualidade no início do relógio.”

Warriors deve mudar estilo com chegada do jogador

Atualmente, os Warriors ocupam a oitava posição na NBA em ritmo de jogo, com média de 100,7 posses por partida. Kerr favorece um estilo de jogo baseado em transições rápidas, exploração de espaços e limitação das defesas adversárias em situações de meia quadra. No entanto, com a chegada de Schroder, fica claro que um ajuste de abordagem entre Kerr e o armador será necessário.

Schroder foi, sem dúvida, o melhor jogador dos Nets nesta temporada e tem impressionado nos últimos anos, especialmente em suas atuações pela seleção alemã. Sua adição pode representar para Kerr uma oportunidade de ajustar o estilo do time e, possivelmente, reduzir a rotação de jogadores.

Manter uma rotação de 12 homens nunca seria sustentável a longo prazo. Eventualmente, Kerr precisará diminuir o número de jogadores utilizados, o que faz da abordagem dos Warriors uma aposta arriscada. A chegada de Schroder traz uma dinâmica diferente ao time, especialmente se isso permitir que Steph Curry aproveite mais oportunidades jogando sem a bola.

O Golden State está em um momento de transição. Os jovens talentos da equipe estão começando a conquistar espaço na rotação, enquanto os veteranos estão em uma fase mais avançada de suas carreiras. Uma mudança de abordagem pode ser positiva, ajudando o time a evoluir e a ganhar fôlego para uma possível arrancada na pós-temporada.

Por outro lado, caso a aposta não funcione, os Warriors ainda terão tempo de sobra para negociar Schroder antes do prazo final de trocas.