Jogador acorda na temporada e Denver Nuggets ganha “reforço” na NBA

Jamal Murray tem sido conhecido por seus inícios lentos ao longo de sua carreira. Como exemplo, ele perdeu 16 arremessos seguidos como novato, antes de se recuperar e ser selecionado para o segundo time All-Rookie.

Desde então, Murray tem começado devagar quase todos os anos, incluindo nesta temporada. Nos dois primeiros meses, o armador canadense registrou uma média de apenas 32,6% nos arremessos de três pontos, e suas dificuldades foram refletidas no início problemático dos Nuggets.

Murray liga na temporada e vira reforço nos Nuggets

Como era de se esperar, Murray encontrou seu ritmo em dezembro. Em cinco jogos neste mês, ele tem média de 19,4 pontos, com aproveitamento de 45% nos arremessos gerais, 43% nos de três e 93% nos lances livres, além de 5,8 assistências e 1,4 roubos de bola.

Durante a vitória dos Nuggets por 130-129 sobre os Kings na última segunda-feira (16), Murray liderou sua equipe com 28 pontos, incluindo dois arremessos decisivos nos minutos finais. Os Nuggets estavam perdendo por 10 pontos a apenas quatro minutos do fim, até que Murray os ajudou a virar o jogo com uma explosão de 14-3, encerrando o confronto com a vitória.

Esse desempenho é o tipo de exibição característica de Murray, que os fãs dos Nuggets estão acostumados a ver nos últimos anos. Um exemplo claro disso são seus arremessos decisivos contra os Lakers nos playoffs do ano passado.

Após o jogo, Greg Anthony, da NBA TV, explicou por que Murray é crucial para as chances de título dos Nuggets, mais até do que Nikola Jokić.

“Se você pensa em Denver como um grande time, a conversa começa com Jokić, mas termina com Murray,” disse Anthony. “Esse é o cara a quem Jokić se submete. Ele sabe que precisa que Jamal Murray jogue em alto nível. E quando eles estão no seu melhor, Murray é quem dá grandes golpes e controla o ritmo nos momentos decisivos.”

Para reforçar a análise de Anthony, Murray tem sido a principal opção de Denver nos momentos críticos nos últimos cinco anos. Isso torna ainda mais compreensível a preocupação da franquia com suas dificuldades no começo desta temporada.

Além de sua baixa porcentagem de arremessos, Murray parecia evitar ser agressivo nas jogadas em parceria com Jokić, repassando a bola para outros jogadores. Vale lembrar que, durante os playoffs de 2023, Murray (com 410 tentativas) disparou apenas quatro chutes a menos que Jokić (com 414 tentativas), e o time conquistou o campeonato.

Se Murray continuar a melhorar seu desempenho, os Nuggets se tornarão uma ameaça real para disputar uma vaga nas Finais da NBA de 2025, desafiando times como o Thunder e os Mavericks.