Craque do NBB: pela primeira vez, Shamell vai atuar por um time fora de São Paulo

Pela primeira vez em sua carreira no NBB, Shamell vai jogar fora do Estado de São Paulo. A lenda, que participou de todas as 16 temporadas desde 2008/09 e é o maior pontuador da história do principal campeonato do País, está em uma nova equipe. O ala agora se transferiu para o Rio Grande do Sul e defenderá o Caxias do Sul Basquete.

Aos 44 anos, completados no último sábado (07/09), Shamell traz sua vasta experiência para uma jovem equipe que busca alcançar os playoffs na temporada 2024/25 do NBB CAIXA, meta que não conseguiu atingir na temporada anterior. A equipe gaúcha terminou a última temporada na 18ª posição, com oito vitórias e 28 derrotas.

Nome histórico do NBB

Com passagens por Limeira, Pinheiros, Mogi Basquete e São Paulo, Shamell é o maior cestinha da história do NBB CAIXA, com 8.935 pontos e um aproveitamento de 49,8%. Seus números são impressionantes: em 16 temporadas e 519 jogos, ele acumula médias de 17,2 pontos, 3,9 rebotes e 3,1 assistências, com uma eficiência de 16,1.

Na temporada 2023/24, Shamell desempenhou um papel crucial na recuperação do Mogi Basquete, ajudando a equipe a sair das últimas posições do primeiro turno e garantir uma vaga nos playoffs, onde se classificou na 15ª posição e foi eliminada pelo tricampeão Sesi Franca nas oitavas de final.

Carreira do jogador

Natural de Fresno, a quinta cidade mais populosa da Califórnia, o americano nasceu em 1980. Seu primeiro contato com o basquete ocorreu aos 14 anos, na escola, quando o treinador o viu enterrar durante um intervalo. No último ano do ensino médio, Shamell se destacava em várias modalidades, mas mostrava uma clara evolução no basquete. Uma conversa entre o treinador e sua mãe acabou definindo seu futuro.

Shamell conquistou uma bolsa para estudar e jogar na San Francisco University, onde passou quatro anos e se formou em psicologia e marketing. Apesar de ter um diploma e uma oportunidade de emprego à vista, ele optou por seguir a carreira no basquete. Em 2004, chegou ao Brasil para jogar pelo Araraquara, marcando o início de sua trajetória como jogador profissional.

A primeira temporada de Shamell no NBB CAIXA foi em 2008/09, quando jogou pelo Limeira na primeira edição do campeonato. Com quase 20 anos explorando o basquete brasileiro e aos 44 anos, o maior cestinha da competição nacional aceitou mais um desafio em sua já renomada carreira. Os torcedores do Caxias do Sul e os fãs do basquete agradecem.