Famosa no mundo: qual é o significado da sigla FIBA?

Entenda o que significa a sigla FIBA, que tem grande importância no mundo do basquete, sendo conhecida entre os adoradores do esporte. Apesar da grande relevância do esporte no cenário mundial, muitos apaixonados ou novos adeptos não conhecem o contexto de todas as organizações que tomam conta dessa modalidade que é tão importante.

Assim, vamos destacar o significado e as atribuições de uma instituição que ajuda a organizar esse esporte ao redor de todo o mundo. Trata-se da Federação Internacional de Basquete, que, em francês, é Fédération Internationale de Basketball, mais conhecida pelo acrônimo, a sigla, que é vista ao redor das notícias sendo utilizada.

A organização em questão é a responsável por regular o esporte em nível mundial. Além disso, a Fiba também age definindo as regras internacionais do basquete. Entre as atribuições dela estão especificar equipamentos, fiscalizar a transferência de atletas entre um país e outro. Além disso, ela também controla os árbitros em nível mundial e todo investimento feito, para que impossibilite corrupções.

FIBA regula o basquete ao redor do mundo

A Federação Internacional de Basquete foi fundada em Genebra, em 1932, logo depois do esporte ser conhecido no Comitê Olímpico Internacional, o COI, passando a fazer parte dos Jogos Olímpicos. Vale lembrar que a entidade também conta com o ranking de seleções e organiza os campeonatos mundiais, desde os anos de 1950. A entidade age como a FIFA para o futebol.

Confira o ranking atual da FIBA, contendo as 20 seleções de maior destaque no mundo:

1 Estados Unidos
2 Espanha
3 Lituânia
4 Argentina
5 França
6 Sérvia
7 Rússia
8 Turquia
9 Brasil
10 Grécia
11 Austrália
12 Croácia
13 Eslovênia
14 China
15 Angola
16 Porto Rico
17 Irã
18 República Dominicana
19 México
20 Alemanha