FIBA e NBA iniciam conversas e novo torneio de basquete pode surgir

A NBA tem adiado planos para uma expansão doméstica nos últimos anos, mas a liga agora está avaliando a possibilidade de ampliar sua presença na Europa. De acordo com Joe Vardon, do The Athletic, existem discussões sérias sobre a criação de uma liga de propriedade da NBA no continente europeu, que inicialmente competiria com a EuroLeague e as principais ligas nacionais de basquete.

O comissário da NBA, Adam Silver, e sua equipe já iniciaram conversas com autoridades da FIBA sobre o projeto de uma nova liga internacional.

“Há um interesse claro da NBA, e as discussões estão em andamento com a FIBA”, afirmou Andreas Zagklis, secretário-geral da FIBA. “Temos mantido e continuaremos mantendo diálogos com a empresa que administra a EuroLeague. Já tentamos reunir todas as partes, mas isso não foi possível. Nosso trabalho agora é seguir com conversas sérias com nossos parceiros na NBA.”

Atualmente, a EuroLeague é composta por 18 times divididos em dois grupos: 13 membros permanentes e cinco equipes que precisam se qualificar anualmente. Os times permanentes possuem ações da liga e operam sob licenças que expiram ao final da temporada 2025/26.

Entre os times de maior destaque estão Real Madrid, FC Barcelona e Fenerbahce Beko Istanbul, que estão avaliando a possibilidade de não renovar suas licenças. Além disso, o ALBA Berlin pode ser excluído do grupo de membros permanentes caso os acordos atuais sejam estendidos.

A NBA, por sua vez, tem estudado os sistemas de academias desses clubes europeus, que são considerados modelos de desenvolvimento de jogadores.

Ajustes no calendário da NBA e os Jogos Olímpicos de 2028

Outra questão importante nas discussões entre a NBA e a FIBA é a necessidade de ajustar o calendário da temporada 2027/28 devido à proximidade dos Jogos Olímpicos de Verão de 2028 em Los Angeles, que começam em 14 de julho.

As Finais da NBA tradicionalmente terminam três semanas antes dessa data. No entanto, a FIBA precisará organizar quatro torneios classificatórios para as Olimpíadas entre 26 de junho e 2 de julho de 2028. Esses torneios decidirão as últimas vagas olímpicas e incluirão seleções nacionais com jogadores da NBA, o que exige um tempo adequado de preparação.

“Não podemos jogar mais tarde por causa das Olimpíadas, e não podemos começar mais cedo pela indisponibilidade dos jogadores”, explicou Zagklis. “Estamos em diálogo com a NBA e, embora não espere mudanças significativas no calendário, acredito que conseguiremos ajustar um ou dois dias, como sempre colaboramos no passado.”