Final da Copa da NBA já tem data confirmada para acontecer

Vem aí mais uma edição da Copa da NBA, a segunda edição do “In-Season Tournament” da NBA, começará em 12 de novembro com jogos realizados nos ginásios das equipes. As semifinais estão marcadas para 14 de dezembro, e a final será disputada em 17 de dezembro, na T-Mobile Arena, em Las Vegas. O torneio será composto por duas fases: a fase de grupos e a fase eliminatória.

Todos os 30 times foram sorteados aleatoriamente em grupos de cinco dentro de suas conferências, com base no número de vitórias e derrotas da temporada regular de 2023-24. A fase de grupos terá início em 12 de novembro e seguirá até 3 de dezembro. Durante esse período, cada equipe disputará quatro partidas nas “noites de copa” – um jogo contra cada adversário do seu grupo, com dois jogos em casa e dois fora.

Confira alguns pontos do regulamento do torneio

Fase de Grupos

A fase de grupos da “Copa da NBA” será disputada em “noites de Copa” que acontecerão todas as terças e sextas-feiras, de 12 de novembro a 3 de dezembro. Apenas jogos realizados nestas “noites de Copa” serão válidos para a fase de grupos. Esses jogos também contarão como parte da temporada regular.

Cada time jogará contra os outros quatro times de seu grupo uma vez durante a fase de grupos. A classificação final desses jogos determinará quais times avançarão para a fase eliminatória.

Em caso de empate entre duas ou mais equipes no grupo, os critérios de desempate serão aplicados na seguinte ordem:

  1. Confronto direto na fase de grupos;
  2. Diferença de pontos na fase de grupos;
  3. Total de pontos marcados na fase de grupos;
  4. Classificação da temporada regular 2023-24 da NBA;
  5. Sorteio (se os critérios anteriores não resolverem o empate).

Os oito times que avançarem para a fase eliminatória serão os líderes de cada um dos seis grupos e os dois melhores segundos colocados, um de cada conferência.

Se houver empate entre os segundos colocados, os critérios de desempate serão aplicados, com exceção do confronto direto na fase de grupos. Os empates dentro do mesmo grupo serão resolvidos antes dos empates entre segundos colocados.

Fase Eliminatória

A fase eliminatória contará com jogos únicos para os oito times classificados, começando com as quartas de final nos dias 10 e 11 de dezembro. Os vencedores avançarão para as semifinais em quadra neutra, que ocorrerão em 14 de dezembro, seguidas pela final em 17 de dezembro.

Os jogos das quartas de final e semifinais serão contabilizados como parte da temporada regular, mas a final não será considerada para a classificação da temporada regular e não influenciará as estatísticas da temporada.

Na fase eliminatória, os dois times com melhor campanha na fase de grupos serão os mandantes nas quartas de final. O time com a melhor campanha enfrentará o segundo melhor colocado da outra conferência. Em caso de empate na classificação, serão aplicados os critérios de desempate mencionados anteriormente.

Nos dias sem jogos da “Copa da NBA” (12 e 13 de dezembro e 15 e 16 de dezembro), os 22 times que não se classificaram para a fase eliminatória disputarão dois jogos de temporada regular cada. Os confrontos desses jogos serão definidos com base na classificação da fase de grupos e incluirão partidas entre conferências para balancear o número de equipes que não avançaram.

Os quatro times derrotados nas quartas de final de cada conferência disputarão entre si um jogo de temporada regular nos dias 12, 13, 15 ou 16 de dezembro.

Prêmios e Honras da Liga

O prêmio total da “Copa da NBA” será destinado aos jogadores das equipes que chegarem à fase eliminatória, com valores aumentando conforme o progresso das equipes no torneio.

Ao final da competição, um painel de mídia escolherá o MVP (Jogador Mais Valioso) da “Copa da NBA” e o “All-Tournament Team” (Melhor Time do Torneio), baseando-se no desempenho dos jogadores tanto na fase de grupos quanto na fase eliminatória.