Golden State Warriors sofre com grande problema em derrota na NBA

Draymond Green é amplamente reconhecido como um dos melhores jogadores defensivos da história da NBA, mas suas contribuições no lado ofensivo muitas vezes passam despercebidas.

Ao longo da última década, Green foi fundamental para o esquema ofensivo dos Warriors, baseado em leitura e reação, que depende do movimento sem bola e do passe para colocar Stephen Curry e outros jogadores em boas posições de ataque.

Esse esquema tem se mostrado particularmente eficaz, pois Curry, ao contrário da maioria dos armadores, destrói os adversários com sua habilidade de movimentação sem a bola, em vez de iniciar jogadas e executar pick-and-rolls tradicionais. Na última terça-feira (3), sem seu parceiro de corridas, Curry foi forçado a ter mais a bola em suas mãos, o que resultou em várias viradas nos momentos finais do jogo.

Curry, que terminou com cinco turnovers, perdeu a posse várias vezes ao tentar driblar para uma multidão, o que gerou cestas fáceis para os Nuggets. Além disso, Brandin Podziemski e Andrew Wiggins cometeram turnovers cruciais no final, ajudando os Nuggets a superar um déficit de 10 pontos nos últimos 7:14 do jogo. Com 20,1 segundos restantes, Wiggins teve a chance de empatar o jogo em 117, mas acabou driblando para uma multidão e perdeu a posse.

Ausência de Green é um grande problema para os Warriors

Se Green estivesse em quadra, é provável que os Warriors tivessem evitado essas viradas. O veterano, que tem uma média de 5,6 assistências por jogo em sua carreira, teria organizado o ataque e garantido que seus companheiros não precisassem trabalhar tanto para criar oportunidades de pontuação.

Com a derrota de terça-feira, que marcou sua quinta consecutiva, os Warriors (12-8) enfrentam a possibilidade de ficar sem Green por um longo período. O jogador passará por novos exames de tensão na panturrilha esquerda nesta quarta-feira.

Como ficou claro na derrota recente, o time precisa urgentemente de Green para seguir na disputa por uma vaga nos playoffs. Além disso, a equipe tem pela frente uma sequência difícil de jogos, incluindo duas partidas contra os Rockets (15-7), três contra os Timberwolves (10-10) e uma contra os Grizzlies (14-8) nas próximas duas semanas.