Kamala x Trump: quem Lebron James apoia nas eleições americanas?

LeBron James manifestou seu apoio à vice-presidente Kamala Harris para as eleições presidenciais de 2024 em um vídeo compartilhado na plataforma X na última quinta-feira (31/10), acompanhado da legenda: “Do que estamos falando aqui?? Quando penso nos meus filhos e na minha família e em como eles crescerão, a escolha é clara para mim. VOTE EM KAMALA HARRIS!!!”

O vídeo exibe uma compilação de declarações xenofóbicas, anti-imigrantes e violentas do ex-presidente Donald Trump, intercaladas com imagens dos protestos do Movimento pelos Direitos Civis e do Black Lives Matter.

O vídeo de apoio começa com um trecho do comediante Tony Hinchcliffe em um comício de Trump realizado no Madison Square Garden no último domingo (27/10). Em seguida, apresenta declarações de Trump incentivando a violência, junto a imagens de apoiadores com bandeiras confederadas. A peça termina com uma entrevista de 1989 com Larry King, na qual Trump discute o caso dos “Cinco do Central Park”.

Trump é citado dizendo: “É claro que odeio essas pessoas, e vamos todos odiar essas pessoas, porque talvez o ódio seja o que precisamos”. Os cinco homens negros e latinos condenados pelo caso em 1989 foram inocentados em 2002 e atualmente processam Trump por difamação devido a comentários feitos durante um debate presidencial em setembro.

O vídeo, produzido pela Holland West Productions especialmente para este endosso, termina com a mensagem “o ódio nos leva de volta” escrita na tela.

Astro dos Lakers também é conhecido pelo ativismo político

LeBron James tem uma longa trajetória de ativismo político. Em 2008, ele apresentou um show gratuito em apoio a Barack Obama, fez campanha para Hillary Clinton em 2016 e apoiou Joe Biden em 2020. Além disso, fundou a organização sem fins lucrativos More Than A Vote em 2020, com o objetivo de proteger e defender os direitos dos eleitores negros.