Mesmo com derrota dos Celtics, Jayson Tatum conseguiu fazer história na NBA

Jayson Tatum, estrela do Boston Celtics, está a caminho de se tornar um Hall da Fama. Com um campeonato da NBA e diversos recordes já em seu nome, Tatum entrou no jogo contra o Golden State Warriors a apenas três arremessos de três pontos de ultrapassar o ex-astro da NBA, Baron Davis, na lista de todos os tempos.

Embora o Celtics tenha perdido para o Warriors, Tatum acertou cinco de suas dez tentativas de três pontos, superando Davis e passando para o 64º lugar na lista histórica. Após a conquista, ele fez uma homenagem a Davis nas redes sociais com um simples “S/O BD” (abreviação de shoutout, algo como “salve BD”).

No jogo, Tatum terminou com 32 pontos, quatro rebotes, duas assistências, um roubo de bola e um bloqueio. Ele acertou 10 de 20 arremessos de quadra e 7 de 9 lances livres.

Com um total de 1.334 arremessos de três pontos na carreira, Tatum tem 38 acertos nesta temporada em 103 tentativas, o que resulta em uma média de 36,9% de aproveitamento. Seu recorde de mais arremessos de três acertados em uma temporada foi de 240, alcançado na temporada 2022-23.

Tatum tem bons números na atual temporada

A temporada 2024-25 começou com os Celtics sendo considerados favoritos para conquistar novamente o título da NBA. Isso se deve ao fato de o time manter a base do elenco da temporada passada, com Tatum sendo o principal nome da franquia.

Escolhido como a 3ª escolha geral no Draft de 2017, Tatum tem se consolidado como a pedra angular dos Celtics. Neste ano, ele participou de todos os nove jogos até o momento, com uma média de 34 minutos por jogo.

Tatum está com uma média de 30,2 pontos, 7,0 rebotes, 4,8 assistências e 1,8 roubos de bola, com aproveitamentos de 48,3% nos arremessos de quadra, 36,9% nos arremessos de três pontos e 77,9% nos lances livres. Seus 30,2 pontos por jogo são um recorde pessoal.

A temporada passada foi um marco importante para os Celtics, com a equipe chegando às Finais da NBA, embora tenha sido derrotada em seis jogos pelo Warriors. Na temporada anterior, eles chegaram às Finais da Conferência Leste, mas foram superados pelo Miami Heat após uma virada impressionante, perdendo a série por 4-3, depois de estarem atrás por 0-3.

Durante a corrida pelo título no ano passado, Tatum teve médias de 25,0 pontos, 9,7 rebotes, 6,3 assistências e 1,1 roubos de bola, com aproveitamentos de 42,7% nos arremessos de quadra, 28,3% nas tentativas de três pontos e 86,1% nos lances livres.

Além disso, Tatum fez parte da seleção dos Estados Unidos que conquistou a medalha de ouro nas Olimpíadas de 2024, embora tenha tido um papel secundário no time, jogando menos minutos como reserva.