Michael Jordan foi ao tribunal por caso fora do basquete e se manifestou após primeira audiência
Michael Jordan conquistou inúmeras vitórias nas quadras durante sua carreira lendária, mas agora se vê em uma nova batalha, desta vez em um tribunal federal. Sua equipe de corrida, a 23XI Racing, processou a NASCAR por violações antitruste. A primeira audiência do caso ocorreu em Charlotte na última segunda-feira (4), e Jordan falou com a mídia após a sessão.
“Não, já estive em situações de disparidade antes”, respondeu Jordan quando questionado se estava desapontado com a situação em meio à disputa pelo campeonato. “Eu acredito que nossa equipe de corrida vai se concentrar no que precisa fazer neste fim de semana, e espero que eles façam isso.”
Ele continuou: “Acho que Jeffrey (Kessler) fez um trabalho incrível hoje. Coloquei todas as minhas cartas na mesa. Acredito que fizemos um bom trabalho nisso. Estou ansioso para ganhar o campeonato neste fim de semana.”
Qual o motivo da ação movida na justiça?
Juntamente com Jordan, o coproprietário da 23XI Racing, Denny Hamlin, e o proprietário da Front Row Motorsports, Bob Jenkins, também estão envolvidos no caso. As duas equipes processaram a NASCAR e o presidente Jim France em outubro, após meses de negociações sobre o sistema de fretamento.
As equipes se recusaram a assinar o acordo de fretamento proposto pela NASCAR em setembro, considerando-o uma oferta de última hora, do tipo “aceite ou saia”. Elas alegaram que o sistema de fretamento restringe a competição, ao forçar as equipes a se vincular de maneira injusta à série, suas pistas e seus fornecedores. No processo, também acusaram a família France e a NASCAR de práticas monopolistas.
A audiência em questão tratou de uma cláusula no acordo de fretamento de 2025, que impede as equipes de tomarem medidas legais contra a NASCAR. A 23XI e a FRM, representadas por Jeffrey Kessler, estão solicitando uma liminar temporária que permitiria às equipes competir como “equipes abertas” ou “fretadas” enquanto o processo segue.
Após ouvir os argumentos de Kessler e do advogado da NASCAR, Christopher Yates, o Juiz Distrital dos EUA, Frank D. Whitney, anunciou que tomaria sua decisão até sexta-feira. Isso ocorrerá apenas dois dias antes da NASCAR Championship Race, em Phoenix Raceway, no domingo.
A 23XI Racing estará presente nessa corrida, com seu piloto Tyler Reddick avançando para o Championship 4 após vencer no Homestead-Miami Speedway em 27 de outubro. Jordan ficou radiante com a classificação de sua equipe para a corrida do campeonato, e com razão. No entanto, dependendo do desfecho deste processo, Reddick pode se tornar um agente livre após esta temporada. O resultado desse caso é crucial.
Embora essa batalha legal não seja o cenário ideal para ninguém da equipe, Jordan não acredita que isso afetará significativamente o desempenho da 23XI Racing. Ele segue extremamente confiante de que sua equipe adicionará mais um troféu ao seu acervo após conquistar o campeonato da temporada regular de 2024.